300 capa“Os médicos brasileiros não fugiram à luta. Nós aceitamos este desafio e estamos liderando o processo de combate à Covid-19. Diante desse engajamento cívico e cidadão, é preciso que os gestores ofereçam e garantam as condições necessárias de segurança para que se possa fazer aquilo que o médico sabe fazer: tratar os necessitados e salvar vidas”. O trecho é parte da Palavra do Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, que abre a edição 300 do jornal Medicina (ACESSE AQUI).

Disponível on-line, a publicação aborda as ações realizadas pelo CFM para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e também traz ao público médico informações relevantes sobre a atualização das regras de publicidade médica, reajustes de bolsas pagas aos participantes de programas de residência e atuação jurídica em defesa do ato médico.

O empenho do CFM em reduzir valores das anuidades médicas, levando em consideração situações transitórias e permanentes que impactem a atividade médica, também está detalhado no jornal Medicina, que ainda destaca a manutenção do veto a instituições particulares pelo Congresso Nacional à aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Lançado em 1985, o jornal Medicina tem todo seu acervo disponível para leitura on-line e download no portal médico e, ao completar 300 edições publicadas, destaca o avanço histórico e recente no Brasil da presença feminina na medicina.

Para ler esta edição, acesse a plataforma Publicações CFM.