Em 2018, o Jornal Medicina completa 33 anos desde a sua primeira publicação em 1985. A primeira tiragem registrada foi de 145 mil exemplares, em dezembro de 1986. Trinta e um anos depois, em dezembro de 2017, este contingente atingiu a marca de 420 mil.

“Neste período, os conteúdos publicados pelo Jornal Medicina se consolidaram como uma importante referência para a classe médica, a sociedade e inclusive jornalistas de importantes veículos de mídia, que os utilizam como base para matérias e reportagens”, destaca o1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen, responsável pela área de comunicação do CFM.

Algumas matérias já foram submetidas a concursos de jornalismo. Uma consagração recente foi o Prêmio SINDHRio de Jornalismo & Saúde por uma série de matérias sobre a desvalorização e remuneração no SUS.

Idealizado durante a gestão do então presidente do Conselho Federal de Medicina, Gabriel Wolf Oselka, o periódico passou por diversas mudanças e melhorias. Impressas no frágil papel jornal e totalmente em preto e branco, as primeiras tiragens do “Jornal do CFM”, como era chamado, contava com pouquíssimas imagens e textos em linguagem bastante rebuscada.

A primeira edição do jornal noticiou o prêmio Nobel da Paz conquistado pelos Médicos Internacionais pela Prevenção da Guerra Nuclear, entidade composta por mais de 140 mil sócios, de 41 países, incluindo o Brasil.

Em sua 77ª edição, o Jornal do CFM ganhou cores e passou a se chamar “Jornal Medicina”, contando com 24 páginas, três vezes mais do que as edições anteriores. Alguns dos conteúdos produzidos pelo jornal nesse período foram explicações a respeito de doenças, discussões sobre ética profissional e bioética, atualizações sobre artigos científicos publicados, as tramitações que dizem respeito aos médicos no Legislativo, Executivo e Judiciário, além de entrevistas com médicos renomados.

A publicação, que teve períodos de periodicidade alternada nas primeiras décadas, registrou, pela primeira vez, entre outubro de 1992 e novembro de 1994 publicações mensais, eventualmente sendo interrompidas, mas retomadas posteriormente em janeiro de 2010, mantida até hoje.

Acesse as edições atuais e também todo o acervo histórico do jornal em: http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/