Estão abertas as inscrições para o Curso Operacional em Defesa Civil “Preparando para a ação cidadã em Defesa Civil – CODC Dengue”. O objetivo é capacitar cerca de 10 mil profissionais em todo o País, expandindo o conceito de construção de comunidades mais seguras. O CODC é resultado de uma cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). O curso é uma das ações preparatórias do V Defencil – Seminário Internacional de Defesa Civil, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro de Convenções do Parque Anhembi, em São Paulo. Em formato de estudo à distância com 45 horas/aula, a proposta de trabalho inclui a criação de um ambiente virtual de aprendizagem no qual os alunos poderão acessar conteúdos, discutir e trocar ideias e utilizar o suporte de tutoria. Um material didático impresso será fornecido aos inscritos para facilitar os estudos e a aplicação prática dos conteúdos. Desenvolvido para estimular a prática local de Defesa Civil, o curso vai problematizar a dengue como proposta de atividade prática. Gestores locais de Defesa Civil, profissionais de segurança pública e lideranças comunitárias são o público principal do curso, que também está aberto a outros segmentos da sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.ceped.ufsc.br até 5 de outubro. V Defencil O evento vai reunir diversos setores da sociedade para trocar experiências, discutir práticas de prevenção de desastres, debater a construção de políticas públicas sustentáveis e organizar as entidades envolvidas com Defesa Civil no País. O V Defencil é organizado por uma comissão formada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e pelas Coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil de São Paulo. A execução é do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). Mais informações no site www.defesacivil.gov.br/defencil O objetivo é realizar uma ampla discussão sobre as necessidades e conquistas do Sistema Nacional de Defesa Civil, possibilitando o reconhecimento de pessoas, grupos, entidades e organizações relevantes para a atuação em Defesa Civil e Assistência Humanitária. Deve-se também aprofundar o processo de reflexão sobre uma política pública com sustentabilidade social. Todas as discussões serão levadas como contribuição para a realização da Conferência Nacional de Defesa Civil. Acontecerão seminários temáticos e reuniões para articulação de teses para debater questões pertinentes à Defesa Civil e Assistência Humanitária. Serviço O quê: Curso Operacional em Defesa Civil – Dengue: Preparando para a ação cidadã em Defesa Civil, com 45 horas/aula Inscrições: Gratuitas, pelo site www.ceped.ufsc.br até 5 de outubro Mais informações: codc@ceped.ufsc.br (fonte: CRM-MS, com informações do site http://www.defencil.gov.br – 28.09.09)