O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) enviou uma carta aberta para a agência ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), solicitando que as operadoras de planos de saúde aceitem negociar com os médicos e que a ANS assuma seu papel regulador e intervenha para assegurar condições de trabalhos e remuneração dignas aos profissionais.

Segundo o Idec, a negociação será benéfica ao consumidor, que poderá contar com um atendimento de qualidade.

A crise entre as operadoras de planos de saúde e médicos vem acontecendo desde o início de julho.

Greve

O instituto diz que a greve é para reivindicar o pagamento de baixo honorários e a interferência das operadoras no exercício da profissão médica, o que é prejudicial para toda sociedade e principalmente para o consumidor, que sofre com o descredenciamento de profissionais e longas filas de espera para o agendamento de consulta.

O documento enviado pelo Idec com cópia para a Associação Brasileira de Medicina em Grupo, a Associação Paulista de Médicos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), ressalta que a greve dos médicos é sintoma de problemas estruturais no sistema de saúde suplementar.

No estado de São Paulo, os médicos decidiram suspender o atendimento eletivo de 12 planos de saúde, a partir de 1º de setembro, em esquema de rodízio de especialidades.

Fonte: BOL – Brasil Online