O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza nos próximos dias 16 e 17 de agosto, das 18h às 20h, o I Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem. O evento, que será transmitido pelo canal oficial da autarquia no YouTube (acesse aqui), reunirá lideranças médicas em torno de temas como autonomia médica, saúde mental e qualidade de vida do médico, publicidade médica e uso das redes sociais na medicina.

De acordo com o coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM e conselheiro federal pelo estado de Sergipe, Ricardo Scandian, a primeira edição on-line do encontro tem como objetivo abrir o debate com a comunidade médica sobre desafios atuais da Medicina no Brasil e no mundo. “A pandemia de covid-19 impôs novos e grandes desafios para a sociedade como um todo, sobretudo para assistência médica e para a rotina dos profissionais. Neste encontro, queremos discutir algumas das estratégias para superar esse cenário”, disse.

Programação – No primeiro dia, além de Scandian, também devem interagir com os palestrantes os médicos Lúcio Flávio Gonzaga, membro da Comissão de Ensino Médico do CFM; e Beatriz Costa, 2ª secretária do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj). A conferência de abertura tratará o tema “Limites da autonomia médica” e será proferida pelo professor coordenador do Curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal), Rui Nunes.
Em seguida, Stefan Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, proferira palestra sobre o histórico de pandemias no mundo. Na sequência, Eduardo Humes, coordenador médico do Grupo de Apoio Psicológico ao Aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, abordará a “Saúde mental e qualidade de vida do médico”.

As atividades do segundo dia serão abertas com a conferência do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, sobre publicidade médica. Em seguida, Eduardo Gonçalves, membro da Comissão de Integração do Médico Jovem do CFM, apresentará uma visão sobre a “relação entre médicos”. O evento termina com a palestra do social media strategist, Gui Margutti, sobre “Redes sociais na medicina”.

Os conselheiros federais suplentes, Luís Guilherme (RJ), Annelise Meneguesso (PB) e Graziela Bonin (SC), também participam da mesa virtual do segundo dia, como presidente, moderadora e debatedora, respectivamente. Ao final de cada dia, os palestrantes dedicaram um tempo para responder aos questionamentos dos internautas.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:

I Fórum Virtual de Integração do Médico Jovem do CFM
Datas: 16/08/2021 e 17/08/2021
Horário: 18:00 às 20:00h
Coordenador da Comissão: Ricardo Scandian

16/08/2021 – Segunda-Feira

18H00 – 18H10: Abertura
Presidente: Ricardo Scandian (CFM)
Debatedor: Lúcio Flávio (Comissão de Ensino Médico – CFM)
Moderadora: Beatriz Costa (CREMERJ)
18H10 – 18H30: Limites da autonomia médica, Rui Nunes (Universidade do Porto)
18H30 – 18H50: História das Pandemias, Stefan Ujvari (Hospital Alemão Oswaldo Cruz)