Os 200 participantes do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina puderam conhecer nesta quinta-feira (3)  um pouco mais sobre as atividades realizadas no âmbito do Conselho Federal de Medicina (CFM) com acesso a detalhes sobre como a autarquia cuida de sua saúde financeira e também das suas relações com o Poder Legislativo e outras instâncias. Na oportunidade, foram feitas apresentações com as prestações de contas do Setor Financeiro e da Comissão de Assuntos Políticos (CAP).

O diretor-tesoureiro do CFM, conselheiro José Hiram Gallo, apresentou aos participantes informações sobre as atividades que têm recebido custeio e investimento por parte do Conselho. Os números foram aprovados por unanimidade pelos presentes. Os dados mostram a preocupação da autarquia com ações de educação continuada, apoio à fiscalização e melhoria da infraestrutura (física e operacional) das unidades que compõem o sistema conselhal.

De acordo com o tesoureiro, o CFM – por meio de seus conselheiros e corpo técnico – tem mantido seu compromisso “em fazer gastos racionais e responsáveis, assegurando o bom uso dos recursos advindos das contribuições dos médicos brasileiros”. Ele acrescentou ainda que a execução orçamentária da entidade é alvo de constante acompanhamento e fiscalização, inclusive com apoio de auditoria externa. “Toda essa cautela é tomada tem sido elogiada também pela Comissão de Tomada de Contas do próprio CFM”, disse.

Ação parlamentar – Os temas prioritários para acompanhamento pelo sistema conselhal foram objeto de outra exposição feita pela CAP. O coordenador do grupo, conselheiro Alceu Pimentel, descreveu os esforços de aproximação com os parlamentares federais (deputados e senadores), os quais têm alcançado resultados positivos pela atuação direta dos membros da Comissão. “O importante deste debate no I Encontro de Conselhos de Medicina é colher a percepção dos líderes da categoria e buscar o aperfeiçoamento de nossas estratégias e iniciativas, acrescentou.

Para Pimentel, que estava acompanhado em sua apresentação pelos conselheiros Wirlande Santos da Luz e Dalvélio Madruga e do assessor Napoleão Salles, os conselhos de medicina devem cada vez mais qualificar sua ação junto aos parlamentares, inclusive com a proposição de temas e pautas que possam trazer benefícios para a vida dos médicos e dos pacientes. Na avaliação dos membros da CAP, essas medidas ajudam na aproximação entre a autarquia e as instâncias do Poder Legislativo.

O presidente do CFM, Carlos Vital, elogiou os trabalhos coordenados pelo Setor Financeiro e pela CAP, em especial pelo comprometimento dos envolvidos. Para ele, os resultados alcançados valorizam a ação dos conselhos de medicina, de forma em geral, alavancando seu papel junto aos médicos e à sociedade.