Paulo Fernandes O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) anunciou nesta sexta-feira que foram garantidos R$ 2.796.450,00 para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) aplicar na ampliação, pesquisa e compra de equipamentos e materiais para o Hospital Universitário de Campo Grande. São três empenhos feitos pelo Fundo Nacional de Saúde, datados de ontem. Serão R$ 1.684.950,00 para a ampliação de Unidade de Atenção Especializada, aquisição de equipamentos e material permanente e ampliação dos serviços de doenças infecciosas. Também foi empenhado R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos para o serviço de hemodinâmica e R$ 111.500 para pesquisa. Para o infectologista e professor de Medicina da UFMS, Rivaldo Venâncio da Cunha, com a verba de R$ 1 milhão será possível desenvolver pesquisas sobre a dengue em Mato Grosso do Sul, envolvendo diversos aspectos da doença, como a dinâmica da reprodução e controle biológico do Aedes aegytpi. Já com o empenho de R$ 1,6 milhão será criado, no HU, um centro de capacitação especializado em doenças infecciosas e parasitárias. “Vai servir de apoio para treinar profissionais da área de saúde do interior do Estado, bem como ampliar as consultorias do HU e criar uma estrutura para o acompanhamento de pacientes”, diz o infectologista. Segundo ele, as estruturas que serão implantadas são reivindicações antigas dos médicos e enfermeiros que atuam no HU. (fonte: jornal online Campo Grande News – 19.12.08)