A Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) recebeu o título de Utilidade Pública Federal (UPF) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 20 de março.

Este título é concedido a entidades que, comprovadamente, promovam a educação ou exerçam atividades de pesquisas científicas, de cultura, inclusive artísticas, ou filantrópicas.

A FBAM já tinha este título no âmbito estadual pelo Rio de Janeiro e se mobilizou intensamente no ano passado pelo título federal. Após a aprovação de um parecer técnico favorável pelo título, contou com o apoio do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) pela concretização do objetivo.

“Com esse título, as academias de medicina federadas – 21 no total, com mais duas em processo de filiação –, com a interveniência da FBAM, poderão apresentar projetos de natureza social (como educação, ciência e tecnologia, cultura etc.) no âmbito dos estados e municípios. Atingimos assim o objetivo final das academias de medicina, com ampla penetração e capilaridade no país”, explica o presidente da FBAM, José Leite Saraiva.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila, parabenizou a FBAM, importante parceira político-institucional e lembrou o papel que ela tem de fortalecer uma visão humanística da Medicina, essencial para enriquecer o relacionamento médico-paciente:

“Este título, que requer muita credibilidade e exige um processo muito rigoroso, comprova a seriedade da FBAM e pode ser considerado um reconhecimento oficial dos serviços por ela prestados. Acredito que este será mais um meio de ela manifestar o seu engajamento no processo educação, atuando na formação dos jovens médicos e junto à população”, diz.