A partir desta quarta-feira (6) a fachada da sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF), está iluminada de amarelo para lembrar a passagem do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10). A iluminação, uma iniciativa coordenada pelo CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), visa simbolizar o compromisso com a vida.

Segundo a ABP, outros monumentos nacionais, como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, a Igreja da Penha e o Parque de Madureira também repetirão o gesto durante o Setembro Amarelo. A ação integra uma estratégia que busca dar visibilidade às questões relacionadas à prevenção ao suicídio.

Além da iluminação especial, durante todo o mês as redes sociais do CFM, assim como todos os seus veículos de comunicação (jornal, boletim e site), transmitirão informações que poderão ajudar a sociedade a desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema e auxiliar os médicos a identificar, tratar e instruir seus pacientes.

O objetivo das duas entidades é chamar atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida, já que a cor amarela significa vida, luz, alegria e, para os organizadores, é o contraponto simbólico ideal do problema. Para o coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do CFM, Salomão Rodrigues, é possível prevenir o suicídio, desde que os profissionais de saúde de todos os níveis de atenção estejam aptos a reconhecer os fatores de risco presentes e que as autoridades desempenhem seu papel neste processo.

O dia 10 de setembro é uma data lembrada mundialmente e também é um tipo de chamamento para que as pessoas percebam que podem ser amparadas em momentos difíceis da vida, para que não cheguem a pontos extremos como o suicídio.

Saiba mais: CFM e ABP lançam campanha Setembro Amarelo para prevenção ao suicídio