O Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza, nesta terça-feira (19), em Fortaleza (Ceará), o Seminário sobre Crianças Desaparecidas. O evento começará às 9h00 no Auditório Paulo Marcelo, térreo do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campus do Porangabuçu). A iniciativa faz parte de uma série de ações para chamar a atenção da sociedade para o tema e visa debater as problemáticas e as políticas públicas com autoridades e médicos do estado, além de alunos da universidade e demais profissionais da saúde.

O evento destacará também o trabalho de notificação e busca dos desaparecidos, além da necessidade de uma política integral e coordenada. Na ocasião, os participantes serão convidados a aderirem ao abaixo-assinado em defesa da efetivação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

No documento, a autarquia cobra a adoção pelas autoridades de medidas que fortalecerão as buscas como a notificação compulsória dos casos para que as informações registradas em boletins de ocorrência sejam automaticamente repassadas ao Ministério da Justiça, sem a necessidade de pedidos ou procedimentos por parte dos familiares. Acesse: http://bit.ly/2qmMckW

Números – Dados compilados pelo CFM estimam que, no mundo, o total de casos de desaparecimento de crianças e adolescentes chega a 25 milhões. “O número de crianças desaparecidas é muito maior do que as pessoas imaginam. No Brasil, há uma estimativa de que sumam 50 mil por ano. Por isso, é tão importante que os profissionais notifiquem qualquer tipo de violência que podem indicar uma situação irregular. Defendemos o lugar dos médicos junto à população”, ressaltou Ricardo Paiva, membro da Comissão de Ações Sociais do CFM.

O Seminário sobre Crianças Desaparecidas é aberto para participação do público em geral. Para assistir ao vivo, clique aqui.

SEMINÁRIO SOBRE CRIANÇAS DESAPARECIDAS

DATA: 19 de setembro de 2017