Renato Lima Conforme decidido em assembléia no Sindicato de Enfermagem de Mato Grosso do Sul, na semana passada, os enfermeiros da Santa Casa iniciaram hoje, as 6h30 uma paralisação. Até as 9h30, 50% do efetivo da enfermagem vão ficar do lado de fora do prédio de braços cruzados. O maior hospital de Mato Grosso do Sul conta com 850 enfermeiros divididos em quatro turnos. De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 200 trabalhadores, do turno da manhã, aderiram à paralisação nesta segunda-feira. “Metade dos enfermeiros está aqui do lado de fora e a outra metade está trabalhando, porque não podemos tirar todos os enfermeiros”, explica o secretário do sindicato, João Alves Ribeiro (o Sabiá). Às 9 horas representantes do sindicato se reúnem com representantes da Santa Casa na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para uma rodada de negociação. Reivindicação – A categoria protesta por melhores salários. Os enfermeiros pediram 15% de aumento, mas a Santa Casa oferece apenas 5%. Em contra-proposta, os trabalhadores da enfermagem apresentaram três opções para o reajuste: 10% escalonado, 8% direto ou 7% mais uma cesta básica. Em ofício, a Santa Casa ratificou os 5%. Residentes – Estudantes de medicina, que fazem residência médica na Santa Casa, também protestam na manhã de hoje em frente ao ambulatório do hospital. No caso dos acadêmicos a reivindicação é por qualidade no atendimento. O grupo quer que as cirurgias eletivas sejam completamente ativadas e pedem investimentos no centro cirúrgico. (fonte: jornal Campo Grande News – 09.06.2008)