
Encontro reuniu no CFM representantes da Tecnologia da Informação dos CRMs
Teve início nesta quinta-feira (10/04), em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação de 2025, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento reúne representantes de 24 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) para discutir soluções tecnológicas voltadas ao fortalecimento institucional e à melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Na abertura oficial, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, destacou a importância da atuação integrada entre os setores do CFM e dos CRMs. Para ele, a tecnologia tem papel estratégico na modernização das atividades. “O escopo de trabalho dos conselhos inclui cadastrar os médicos, emitir normas, fiscalizar o exercício ético da profissão e apurar irregularidades. Mas, ao longo do tempo, incorporamos outras atribuições, como buscar a qualidade da assistência e do ensino médico, e atuar pela valorização dos médicos brasileiros”.
Gallo também ressaltou o papel de destaque da Coordenação de Tecnologia da Informação (COINF) no processo de transformação digital do CFM, parabenizando a equipe pela entrega de soluções inovadoras que vêm fortalecendo o sistema. “Trabalho não falta, e para que tudo isso aconteça, o CFM precisa que todas as áreas funcionem de forma harmônica e integrada”, concluiu.
Ao lado dele, o 1º secretário e diretor de Tecnologia da Informação do CFM, Hideraldo Cabeça, enfatizou que a TI é uma ponte entre as necessidades dos médicos e os serviços oferecidos pelos conselhos. “Esse é um trabalho feito entre a Autarquia e os médicos. Muitas vezes, apresentamos uma ferramenta e, com o uso, os próprios profissionais sugerem ampliação ou melhorias. Ao identificarmos que a mudança trará benefícios para todos, realizamos os ajustes necessários”, explicou.
Também presente na mesa de abertura, o coordenador da área de TI do CFM, Thiago Cordeiro, que apresentou a visão estratégica do encontro e os principais projetos desenvolvidos pela COINF. Entre as iniciativas, destacam-se o CRM Virtual, a Prescrição Eletrônica CFM, a Plataforma de Fiscalização, a implementação do SEI/PAe, o AR Eletrônico e o Observatório da Saúde. Segundo Cordeiro, essas soluções têm gerado ganhos significativos em agilidade, segurança e eficiência na atuação dos conselhos.
Inovação e colaboração – A programação do Encontro Nacional seguiu com a apresentação de cases de inovação desenvolvidos pelos CRMs. As experiências mostraram como os regionais têm utilizado a tecnologia para aprimorar processos internos, garantir maior eficiência administrativa e fortalecer ações fiscalizatórias.
Durante a tarde, os participantes se dividiram em oito câmaras técnicas temáticas, em oficinas voltadas à troca de experiências e à construção de soluções conjuntas. As conclusões de cada grupo foram compartilhadas no auditório, seguidas por um momento de debate com os moderadores.
O primeiro dia do evento foi encerrado com um chamado à integração plena do Sistema Conselhos, reforçando o papel da TI como elo entre instituições, médicos e a sociedade. “O tom da jornada foi de união, alinhado à missão do CFM de promover a boa prática médica com ética, responsabilidade e inovação”, apontou o diretor da área, Hideraldo Cabeça.
O Encontro Nacional de Tecnologia da Informação de 2025 se estende até esta sexta-feira (11/04). A programação do segundo dia inclui apresentações de empresas parceiras, novas dinâmicas de grupo e a consolidação das estratégias conjuntas que vão nortear os próximos desafios da área de TI dos Conselhos de Medicina.