Outros dois importantes temas serão debatidos ainda neste mês pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na sede da autarquia em Brasília (DF). Promovido o I Fórum de Pediatria do CFM, nesta terça-feira (17), que analisou as condições de trabalho dos pediatras, o Conselho debaterá, também em novembro, a formação dos médicos que trabalham em urgências e emergências e o atendimento médico em aeronaves e aeroportos. No dia 24, será realizado no CFM o I Fórum de Formação do Médico Emergencista. O evento contará com a presença de renomados profissionais que atuam na área e abordará temas como experiência, conceitos e modelos de formação no Brasil e no mundo, a aquisição de habilidades e a titulação em Medicina de Emergência, dentre outros.

A criação da especialidade em Emergência tem sido discutida no Conselho de maneira contínua nos últimos anos, sendo assunto constante nos fóruns estaduais, regionais e nacional organizados pelas câmaras técnicas dos conselhos regionais e federal. Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência e vice-presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, nesses encontros ficou claro que a formação de médicos especializados em emergência qualificará o atendimento à população no setor de emergência dos hospitais brasileiros. Mais informações sobre este Fórum podem ser lidas aqui.

Medicina Aeroespacial – No dia seguinte, 25 de novembro, também na sede do CFM, será realizado o II Fórum de Medicina Aeroespacial, que contará com a presença de profissionais que atuam na área. O evento tratará de assuntos como o gerenciamento de emergências e pandemias em aeroportos, atendimento médico durante voos comerciais e aspectos da Regulamentação de Saúde dos Aeronautas.

Confira aqui mais informações sobre o II Fórum

Confirmaram participação no II Fórum, membros da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBA), da Aeronáutica e de universidades – como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Universidade de Brasília (UnB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Ministério da Justiça, Força Aérea Brasileira (FAB), Sindicato dos Aeronautas, representantes do setor aeromédico, de companhias aéreas e de entidades de trabalhadores da aviação em geral.

As inscrições para o evento estão encerradas. Acesse aquipara mais informações sobre o II Fórum de Medicina Aeroespacial.