Antecedendo a data em que se celebra o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, 25 de maio, evento em Mato Grosso debaterá as problemáticas e políticas públicas sobre crianças desaparecidas no país. Estima-se que, a cada dia, três crianças e adolescentes desaparecem no estado. Os pais nunca cessam de procurá-los.

Neste ano, quase 150 crianças e adolescentes foram dadas como desaparecidas no Mato Grosso. Somente na capital foram 32 casos em três meses. Os dados foram contabilizados pela Polícia Militar de Mato Grosso. Mas nos últimos dois anos, 1.288 menores desapareceram no estado, sendo que 338 destes desaparecimentos foram registrados somente em Cuiabá.

Com base nestes números, o Conselho Federal de Medicina (CFM) quer chamar a atenção da população para esse problema que é nacional. Com apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso (CRM-MT), o CFM realiza, na quarta-feira, 23 de maio, o Seminário sobre Crianças Desaparecidas. O evento começará às 9h no Auditório do CRM localizado na Rua E, S/Nº Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Na ocasião, os participantes serão convidados a debaterem por políticas públicas no setor e a aderirem ao abaixo-assinado em defesa da efetivação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

De acordo com dados compilados pelo CFM, estima-se que, no mundo, o total de casos de desaparecimento de crianças e adolescentes chega a 25 milhões. “O número de crianças desaparecidas é muito maior do que as pessoas imaginam. No Brasil há uma estimativa de que sumam 50 mil por ano. Por isso é tão importante que os profissionais notifiquem qualquer tipo de alguma situação que possa indicar alguma irregularidade. Defendemos o lugar dos médicos junto à população”, ressaltou o diretor do CFM, José Fernando Vinagre.

Para a presidente do CRM-MT, Maria de Fátima de Carvalho Ferreira, é inaceitável o número de crianças que desaparecem a cada dia, pois todas têm direito à proteção. “Precisamos discutir, conhecer e difundir o que deve ser feito diante do desaparecimento de uma criança ou de um adolescente. Atrasos nas medidas a serem tomadas podem prejudicar a recuperação dessas crianças. É nesse sentido que os Conselhos têm se engajado na luta em prol da prevenção do desaparecimento e na luta por uma maior eficiência na busca, alertando médicos, principalmente pediatras, em medidas que podem contribuir para localização destas crianças”.

O evento, que é aberto a comunidade, profissionais da saúde e entidades representativas, destacará também o trabalho de notificação e busca dos desaparecidos, além da necessidade de uma política integral e coordenada. A participação do Seminário é gratuita e para garantir a vaga o interessado deve encaminhar e-mail com nome, telefone e representatividade para acoessociais@portalmedico.org.br.

SERVIÇO:

Seminário sobre Crianças Desaparecidas
Data: 23 de maio
Horário: das 9 às 13h
Local: Auditório do CRM na Rua E, S/Nº Centro Político Administrativo, Cuiabá (MT)
Inscrições gratuitas: encaminhar email com nome, contato e representatividade para acoessociais@portalmedico.org.br
Informações: (65) 3612-5400

PROGRAMAÇÃO:

9h abertura
José Fernando Maia Vinagre – corregedor do CFM
​Maria de Fátima de Carvalho Ferreira– presidente do CRM-MT

9h20 – Palestra “O problema e os números do desaparecimento”