Conselhos Federal e Regionais de Medicina aderem à ação de combate à corrupção promovida pelo Ministério Público Federal (MPF). A participação das entidades na campanha 10 Medidas contra a Corrupção e a alteração do decreto presidencial que criou o Cadastro Nacional de Especialidades são os temas de destaque da edição de setembro do Jornal Medicina, nº 248.

O convênio firmando entre o CFM e o Observatório de Bioética e Direito da Unesco – que prevê a publicação conjunta de trabalhos científicos de bioética nas respectivas revistas; o impacto de cortes do governo federal, que chegam a R$ 3,8 bilhões, na Saúde para 2016; e a cobertura do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2015 também estão acessíveis para leitura na plataforma on line jornal.

A edição nº 248 aborda ainda a atualização da norma do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre reprodução assistida, que ampliou os direitos às mulheres acima de 50 anos para recebimento de óvulos em respeito à autonomia da paciente, além de especificar outros pontos; e o debate na Câmara dos Deputados sobre os critérios de acesso a residência médica.

Para ler esses e outros temas, como a tramitação da PEC 454/2009, que institui a carreira de Estado para o médico no Sistema Único de Saúde e estabelece diretrizes para sua organização, e a ação do CFM, acesse aqui a edição na plataforma de publicações online do Conselho Federal.