De 2003 a 2015, o número de escolas médicas saltou de 126 para 257, sendo que as particulares pularam de 64 para 154 e as públicas aumentaram de 62 para 103. Este é apenas um dos dados da Radiografia das Escolas Médicas Brasileiras, lançada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em agosto e foi pauta para matéria publicada no programa Fantástico. A Radiografia é o tema central do Jornal Medicina de agosto, que já começou a ser enviado para os médicos brasileiros. Acesse aqui para ler o Jornal.

As matérias do Jornal Medicina apontam, ainda, a falta de infraestrutura para a adequada formação dos futuros médicos, inclusive nas escolas selecionadas nos critérios do Programa Mais Médicos. De acordo com o levantamento do CFM, a maioria dos 36 municípios selecionados para receber novas escolas até o fim de 2016 não teria condições de atender as condições mínimas, caso as regras não tivessem sido alteradas recentemente com a publicação da Portaria nº 5/2015 do Ministério da Educação. O CFM também lançou uma plataforma online (www.portal.cfm.org.br/escolasmedicas), em que estão disponibilizados dados sobre as faculdades de Medicina, como número de alunos e condições infraestruturais do município e da região de saúde em que elas estão instaladas.

A edição de agosto também traz a cobertura do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, que teve o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil a partir das mudanças implementadas pela lei nº 12.871/13 (Mais Médicos). OJornal Medicina também traz informações sobre o Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (Saeme), lançado recentemente pelo CFM e pela Associação Médica Brasileira (AMB), que está na fase de seleção das escolas que passarão pelo processo de acreditação.

Dois pareceres do CFM são noticiados nesta edição do Jornal Medicina. O de número 14/15, que trata dos critérios para a realização de ressonâncias magnéticas; e o de número 18/15, com orientações sobre o pedido de exames complementares, esclarecendo que estes, quando decorrentes de atos médicos, só podem ser realizados se solicitados por um médico. O Jornal Medicina também antecipa informações sobre a campanha publicitária a ser veiculada pelo CFM no dia 18 de outubro, quando é comemorado o Dia do Médico. Neste ano, as peças publicitárias vão ressaltar esforços individuais dos médicos para salvar vidas.