A mesa redonda que abriu o segundo e última do 10º Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina do Norte e Centro-Oeste, que teve como tema a proposta de atualização do Código de Ética Médica – CEM, causou polêmica entre os mais de 110 participantes do evento. O palestrante, o presidente do CRM do Distrito Federal, Eduardo Pinheiro Guerra, apresentou alguns tópico do atual Código composto por 14 capítulos e 145 artigos, e comentou que o documento precisa ser atualizado. Surgiu então em platéia diversas manifestações sobre o CEM. Alguns médicos defenderam que o Código deveria passar por um processo de enxugamento, e ser reduzido a apenas 10 artigos com princípios básicos, onde se enquadrariam todos as questões. Em contrapartida, outras argumentaram que o Código deveria ser ampliado, contemplando novas questões sobre a medicina que surgiram com o avanço da tecnologia. “A conclusão é que em breve o Código terá de ser revisto, e que demandará uma ampla discussão”, comentou o presidente do CRM do Distrito Federal. Participaram ainda da mesa redonda, a vice-presidente do CRM de Roraima, Niete Lago Modernell, como comentarista, o conselheiro do CRM de Mato Grosso, Walter Augusto Martinho, como secretário, e a presidência ficou a cargo do presidente do CRM de Mato Grosso, Alberto Carvalho de Almeida.