Nestes 219 anos de existência da Homeopatia muitas dúvidas e oposições se estabeleceram em relação à terapêutica, principalmente pela desinformação de médicos e pacientes, pois não é fácil olharmos para ângulos diferentes daqueles a que estamos acostumados, e a busca pela “cura” das doenças afastou o Homem de perceber que por trás da doença existe o doente, com suas características individuais, diferentes de outros doentes com a mesma doença e devemos estar atentos a isto.

No Brasil, o dia 21 de novembro foi oficialmente instituído para homenagear a Homeopatia, que, desde 1980, se tornou especialidade médica através da Resolução do Conselho Federal de Medicina número 1000/1980, posteriormente ratificada pelo Resolução número 1295/1989.

A Homeopatia está acessível no serviço público de saúde por meio do Programa Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde, e na rede privada de saúde. Muitos Estados Brasileiros e DF, oferecem esta especialidade médica em seu Sistema de Saúde Pública.

Para a maioria das pessoas educadas na “cultura da doença”, às vezes é difícil fazer essa mudança de paradigma. É possível olhar o estado de saúde e perceber que a doença que se manifesta através dos sintomas nada mais é do que a expressão de um caminho que o organismo percorreu, muitas vezes durante anos, para buscar uma válvula de escape a um sofrimento maior. Daí a nossa responsabilidade, enquanto médicos, de ajudar o organismo do indivíduo nessa luta, e não simplesmente tampar a válvula, onde a Homeopatia se transforma na Medicina do cuidado.

“A mais elevada e única missão do médico é tornar saudável as pessoas doentes, o que se chama curar.” – Christian Friedrich Samuel Hahnemann, médico alemão, autor desse parágrafo da obra Organon der Heilkunst, o qual sistematizou a terapêutica homeopática centrada no indivíduo. Nela busca-se, através de um estímulo medicamentoso que age como uma informação no organismo, fazer com que este reaja com seu próprio sistema de defesa, que muitas vezes se encontra obstaculizado pela doença.

Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul – AMHMS

XXXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE HOMEOPATIA,03 a 06 de setembro 2016 – Campo Grande/MS