ixcong med maputoA Comunidade Médica de Língua Portuguesa, em parceria com a Ordem dos Médicos de Moçambique (OrMM) realizará nos dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Maputo, o IX Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP). O encontro será realizado simultaneamente ao II Congresso da Ordem dos Médicos de Moçambique e contará com a presença de representantes do Brasil, Portugal, Moçambique, Macau, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné Bissau.
O congresso terá como tema Desafios profissionais para a Medicina na era da globalização. A expectativa do bastonário da Ordem dos Médicos de Moçambique, António Eugénio Zacarias é de que o evento possa “contribuir para o desenvolvimento dos cuidados de saúde, através de estratégias e esforços integrados, em que os diversos parceiros do setor da saúde podem se envolver de forma crítica e construtiva”.

A realização de uma reunião produtiva é também a expectativa do presidente do CFM e também da CMLP, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima. Para o diretor, o encontro será oportuno para que, “inspirados nas nossas heranças e vocações, os médicos desses países projetem e compartilhem estratégias para superar desafios, promovendo nossas contribuições para um mundo mais justo, ético e igualitário”.

Sede escolhida em Brasília – A capital moçambicana foi definida como próxima sede do encontro da Comunidade Médica de Língua Portuguesa durante o VIII Congresso da Comunidade Médica lusófona realizado em maio do ano passado, em Brasília (DF). A decisão foi tomada durante a assembleia que reuniu representantes dos diversos países da CPLP e encerrou as atividades do VIII Congresso.

O encontro em Brasília abordou temas como resistência antimicrobiana, doenças crônicas, emergências nos hospitais públicos e desafios em saúde nos países de língua portuguesa. Para o evento em Maputo, serão discutidos assuntos como doenças negligenciadas, financiamento e sustentabilidade do sistema de saúde, telemedicina e e-saúde, saúde ocupacional, bioética entre outros. Acesse aqui a programação completa e mais informações sobre o encontro.

* Com informações da CMLP.