humanidades26jul19 2A medicina como arte e ciência do cuidado integral foi tema central de conferência realizada nesta sexta-feira (26) durante o VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas, evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em São Paulo (SP). O encontro reúne cerca de 200 médicos de diversas especialidades, professores, estudantes e profissionais de áreas afins interessados no conhecimento humanístico voltado para a prática médica e a saúde.

Como conferencista, o membro da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, Péricles de Almeida, instigou reflexões sobre o modo de viver e a evolução do homem. “A medicina tem que lidar com sintropia e a entropia. Tem que estar aberta para o tratamento das doenças e para afirmação do desenvolvimento humano em sua plenitude”, pontuou. (Assista aqui a conferência completa).

A programação da manhã também reservou espaço para a mesa-redonda sobre as expectativas dos estudantes em relação ao futuro profissional na era digital. Quatro alunos puderam relatar suas perspectivas para a medicina e o avanço do mundo tecnológico na saúde. Um deles foi o coordenador Regional Sul da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), Henrique Bassin, que tratou da precarização da medicina, o que chamou de “uberização da saúde”. “A tecnologia já é uma realidade e precisamos observar as consequências dela. O meu temor é que ela seja motivo para precarização da saúde”, disse.

humanidades26jul19 1Os estudantes também abordaram os avanços da era digital e as mudanças nos hábitos das pessoas na hora de escolher um tratamento ou procurar uma ajuda médica. “Quando os pacientes procuram médicos, não é simplesmente porque querem um diagnóstico ou um tratamento, eles querem uma conexão humana, e isso nenhuma máquina tira da gente”, defendeu Priscilla Barbosa Costa, presidente Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM).

A sétima edição do Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas terá prosseguimento à tarde com oficinas sobre comunicação, cinema, música e literatura. Os participantes também poderão acompanhar a apresentação de 21 trabalhos com relatos de experiência e estudos qualitativos que abordam diversos temas relativos a humanidades.

Saiba mais:
Formação humanística do médico é destacada na abertura do VII Congresso de Humanidades Médicas