Adriany Vital O CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) recomendou que seja feito um estudo sobre os impactos à saúde da população com a mudança do horário proposta no projeto que tramita no Senado Federal. A recomendação do conselho foi encaminhada ao deputado estadual Paulo Duarte, líder do PT na Assembléia Legislativa, em resposta ao ofício encaminhado por ele que solicitava as informações sobre conseqüências à saúde, caso haja mudança. No documento, o CRM aponta a importância da pesquisa sobre as mudanças ressaltando as alterações que podem ser causadas na fisiologia e equilíbrio humano. “Serão necessários estudos e pesquisas sobre a possibilidade de impacto e alteração na fisiologia e equilíbrio da saúde humana, utilizando metodologia científica que possa avaliar com mais solidez as conseqüências para saúde do ser humano e os impactos nos sistemas de saúde e capacidade laboral”, é o que diz trechos do documento. Segundo o deputado, o documento reforça sua tese de que antes de aprovar a mudança do fuso horário do Estado é constatar que não haverá prejuízos à saúde da população. De acordo com o parlamentar, o horário de Mato Grosso do Sul foi definido por questões geográficas e a mudança não trará benefícios econômicos ao Estado, como algumas pessoas têm afirmado. “É uma discussão equivocada achar que igualar o horário de MS a São Paulo vai melhorar a economia do nosso Estado. Têm coisas mais importantes para serem discutidas”, diz. Na última terça-feira (19) foi lançado o Comitê Estadual pela Manutenção do Horário de MS. O comitê é composto por médicos e sindicatos que se posicionam contra a mudança de horário oficial do Estado. (fonte: jornal Campo Grande News – 22.08.08)