O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), prossegue no sábado (26/07) as aulas do 3º Curso de Educação Médica Continuada. A médica Luciana Reis Vaz de Moura Covre ministrará o módulo Ginecologia e Obstetrícia. Segundo os coordenadores da capacitação, os médicos Luiz Henrique Mascarenhas e Juberty Antonio de Souza, a iniciativa visa garantir a oportunidade de reciclagem dos conhecimentos aos profissionais da área. O curso começou no dia 31 de maio e prossegue até dezembro, em datas pré-definidas. “Nos anos anteriores, o curso foi direcionado aos profissionais do interior, que dificilmente têm condições de fazer uma especialização. O diferencial este ano é a participação de médicos de Campo Grande”, explicou Juberty. Ele informou que o curso também é uma oportunidade para a troca de experiências, pois os conteúdos são direcionados à realidade regional. “As aulas não são meramente teóricas, não se fica falando do que acontece na França ou Inglaterra, mas de situações reais que cada um enfrenta no dia a dia”, analisou. A capacitação é totalmente gratuita e os profissionais do interior recebem ajuda de custo para transporte e alimentação. Aulas Os 52 inscritos assistiram no dia 28 de junho ao módulo de Gastro, ministrado pelo médico Luiz Felipe Terraza Mendes. A primeira aula (31/05), foi sobre Pneumologia, com a médica Eliane Setti Albuquerque Aguiar. O curso continua com os módulos Pediatria (23/08), com Denise Aparecida de A. Tamazato; Reumato (13/09), com Marcelo Cruz Rezende; e Neurologia, no mesmo dia, com Oldemiro Hardim Júnior. No dia 25 de outubro, serão ministrados os módulos de Otorrino e Oftalmo, por Renato Lucio Martins e Elson Yamazato, respectivamente. Na sequência, serão realizadas as aulas de Cardiologia (29/11), com Celso Rafael G. Codorniz, e Demarto e Infecto, com Augusto Afonso de C. Brasil Filho e José Ivan Albuquerque Águar. (fonte: CRM-MS – 22.07.2008)