Uma equipe de médicos conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) estará na Policlínica do Verdão nesta segunda-feira (16), para distribuir uma cartilha sobre direitos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação terá início às 14h e em seguida será efetuada uma fiscalização na unidade.

O objetivo da ação é contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS, explicando-lhe as regras que podem garantir atendimento adequado às necessidades.

“Esperamos fazer um corpo a corpo tanto com os pacientes quanto com os médicos, para chamar a atenção da imprensa e da sociedade para as dificuldades que o SUS enfrenta”, afirmou a presidente do CRM-MT, Maria de Fátima Carvalho Ferreira.

Nos dias 17 e 18 também serão visitadas a Policlínica do Coxipó e UPA Morada do Ouro, respectivamente.

Ações semelhantes, organizadas pelos CRMs com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), acontecem em outros Estados desde o início do mês.

Entre os pontos que são citados na publicação consta o direito dos pacientes ao acesso universal em todos os hospitais públicos ou conveniados ao SUS, independentemente da classe social, sexo, cor, crença, idade ou país de origem. A população também é lembrada de que todos devem receber tratamento igualitário no agendamento de exames, consultas e terapias, ou seja, não pode existir o fura-fila. Para conhecer a íntegra da publicação, ACESSE AQUI.

Distribuição de cartilha sobre direitos dos pacientes do SUS
Data: Segunda-feira (16.05), às 14h
Local: Policlínica do Verdão – Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Cidade Alta