O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) solicitou por meio de ofício à Secretária Estadual de Sáude (SES), e à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a viabilidade de vacinação a todos os médicos, que atuam na Capital e no Estado. Desta forma, visa-se imunizar os profissionais responsáveis pela atenção primária nas redes particulares e que podem ter contato direto com pacientes infectados, mesmo que assintomáticos.

De acordo com o presidente do Conselho, Maurício de Barros Jafar, a imunização destes profissionais aumentará o atendimento em clínicas, já que muitos estão com seus consultórios fechados, reduzindo assim, de forma significativa, a necessidade de ocupação de leitos hospitalares e diminuindo a demanda por cuidados intensivos.

“Com a vacinação entendemos que ocorrerá aumento dos atendimentos médicos das mais variadas especialidades, principalmente as doenças crônico degenerativas, oncológicas, endócrinas e vasculares que necessitam de atenção continuada e estreita em sua evolução”, explica o presidente.

Em ofício, caso haja viabilidade de vacinação aos profissionais, o CRM/MS se compromete a realizar o cadastro dos médicos interessados para total controle das doses necessárias, sendo inicialmente priorizado os médicos acima de 60 anos.