E foi com a casa lotada que o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) celebrou, na noite desta segunda-feira (16), a oficialização de 36 novos médicos. A solenidade, realizada na sede da autarquia, contou com a presença da presidente da entidade Rosana Leite de Melo e dos conselheiros Leonildo Herrero Perandré, Antônio Carlos Bilo e Luciana Reis Vaz de Moura Covre.

O registro de médicos junto ao Conselho é obrigatório desde 1957 e garante o direito de exercer legalmente a medicina e iniciar residências e pós-graduações. Segundo, Guilherme Fatini, médico que oficializou seu registro na solenidade, é um momento único, uma sensação difícil de explicar. “É um marco simbólico, a concretização de um sonho, é o troféu conquistado depois de tantos anos de dedicação e acima de tudo é o início de nossas carreiras”.

Luciana Reis Vaz de Moura Covre, ginecologista e conselheira do CRM/MS, falou sobre a necessidade de atualização constante e sobre a responsabilidade médica e ressaltou que um erro não será perdoado por falta de conhecimento. “Tenham humildade de reconhecer quando não estiverem aptos para tal procedimento. Vocês estudarão por toda vida, mas tenham certeza que será gratificante, a medicina é uma carreira sublime”.

Na ocasião, os recém chegados tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer melhor os pilares fundamentais do Conselho: as funções judicante, cartorial e fiscalizatória, além de poderem refletir sobre ética e sobre a responsabilidade médica. A presidente da autarquia explicou que a entidade não é um órgão corporativista e que sua principal função é a defesa da sociedade e da boa medicina. “Quando o paciente se aproxima de um médico, ele se entrega totalmente, nossa relação não é uma simples relação de consumo, lidamos com a vida e por isso, é nossa obrigação estar sempre atualizados para proporcionar ao paciente o melhor tratamento”.

Veja as fotos

Ariadne Carvalho – Abaetê Comunicação