O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) realizou, nos dias 29 e 30 de maio, o primeiro bloco do Curso de Ética Medica 2019. As aulas, voltadas para acadêmicos e residentes tem como objetivo orientar sobre normas do código de ética médica, abordando temas fundamentais para o exercício da profissão, como: sigilo médico, relação médico – paciente, funções das entidades, implicações ético – legais, além do correto preenchimento de documentos.

Na primeira noite de curso, os alunos assistiram aulas sobre os temas: “Ética Medica: O que é CRM/MS”, e “Relação Medico -Paciente”, assuntos abordados pelos conselheiros Juberty Antonio de Souza e Heitor Soares de Souza.

Já na segunda noite os conteúdos debatidos foram: “Documentos Médicos: prontuários, atestados e implicações ético – legais”, explicado pela conselheira Luciene Lovatti Almeida Hemerly Elias e “Entidades Médicas; Funções, importância e prerrogativas” explanado pelo Dr. Celso Rafael Gonçalves Codorniz, antigo presidente do CRM/MS.

O presidente da autarquia, Alex Fabiano Nametala Finamore, explicou que esta etapa contou com a participação de mais de 150 médicos e residentes de diversas instituições de ensino e ressaltou:  ” O foco do curso é orientar sobre a importância da ética dentro da medicina, assim como apresentar a aplicabilidade do código de ética no cotidiano e evitar ilícitos por desconhecimento das normativas”.

O curso foi realizado na sede do Conselho e terá continuidade em  junho.