O presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), Sérgio Renato de Almeida Couto, participa esta semana, entre os dias 2 e 4 de julho, do 14º Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina das Regiões Norte e Centro-Oeste, em Boa Vista (RR). O evento, que está sendo realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Roraima (CRM-RR), tem como tema central a revalidação dos diplomas estrangeiros. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Edson de Oliveira Andrade, participa da solenidade de abertura juntamente com a presidente do CRM-RR, Niete Lago Moderlle. Na quinta-feira (3), o encontro inicia com a mesa-redonda sobre revalidação de diplomas estrangeiros. O CFM e as demais entidades médicas são contrários ao reconhecimento automático dos diplomas de estudantes brasileiros e não-brasileiros formados no exterior. “É preciso que se crie um mecanismo unitário para revalidação de diplomas”, defende o vice-presidente do CFM e palestrante, Roberto d’Ávila. Durante o encontro também será discutida a regulamentação médica em urgências, fundações estatais e residências médicas. O presidente do CRM-MS participa da mesa-redonda sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no dia 3, das 9h30 às 10h30. O debate será mediado pelo coordenador do SAMU em Boa Vista, Altamir Lago. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: (95) 3623.1554 Veja a programação completa: Dia 02 julho (quarta-feira): Solenidade de Abertura dos trabalhos – 20 horas Dr. Edson de Oliveira Andrade – Presidente do CFM Dra. Niete Lago Mondernell – Presidente do CRM – RR Palestra Temática: Dr. Helder Girão Barreto – Juiz Federal – Cobiça Internacional da Amazônia e Problema Indígena em Roraima. Dia 03 julho (quinta-feira): A partir das 8h30 MESA I: Revalidação de diplomas de médicos estrangeiros e registro nos Conselhos Regionais de formandos de medicina através de liminar judicial. Presidente da Mesa: Dr. Solimar Pinheiro da Silva – Presidente do CRM-TO Visão do CFM – Dr. Roberto D´Ávila – CFM/SC Demandas e decisões judiciais nos Estados – Dr. Turíbio Pires de Campos – Assessor Jurídico do CFM A partir das 9h30 MESA II – Regulação Médica em Urgências – SAMU Presidente da Mesa: Dr. Altamir Lago – Coordenador do SAMU 192-BOA VISTA/CRM-RR Situação e experiência na Região Norte – Dr. Laerth Thomé – Superintendente da Saúde Municipal/CRM-RR Situação e experiência nas outras Regiões – Dr. Sérgio Renato de Almeida Couto – Presidente do CRM-MS A partir das 10h30 MESA III – Fundações Estatais de Direito Privado Presidente da Mesa: Dr. Dardeg de Sousa Aleixo – Presidente do CRM-AP Palestrante: Dr. Geraldo Guedes – CFM/MG Palestrante: Alceu Pimentel – CRM/AL A partir das 11h30 MESA IV – Residências Médicas no Brasil e nas Regiões Norte e Centro-Oeste Presidente da Mesa – Dr. José Antônio Cordero da Silva – Presidente do CRM/PA Situação atual na Região Norte e Centro-Oeste – Luiz Carlos da UFAM Situação atual Nacional – Dr. Antônio Pinheiro – CFM/PA Dia 04 julho (sexta-feira) A partir das 8h30 MESA I: Política de fiscalização de médicos e Unidades hospitalares no interior Presidente da Mesa: Dr. José Bernardes Sobrinho – Presidente do CRM/AM Situação e experiência da Região Norte e Centro-Oeste– Dra. Inês Motta de Moraes – Presidente do CRM/RO Situação atual nacional – Dr. João Ladislau – CREMESP A partir das 9h30 MESA II – Acordo Brasil/Cuba (Mensagem nº 22 de 2007 do Poder Executivo) Presidente da mesa: Dr: Wirlande da Luz – CFM/RR Palestrante: Dr. Edson de Oliveira Andrade – Presidente do CFM/AM A partir das 10h30 Mesa III – Informes da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) Dr. Wirlande da Luz – Coordenador da CAP – CFM/RR Dr. Napoleão Fuente – Assessor Parlamentar CFM/AMB A partir das 11h30 MESA IV – Novo rol de procedimentos da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar) Presidente da Mesa: Dr. José Ferreira Nobre Formiga Filho – Presidente do CRM/DF Palestrante: Dr. Fausto Pereira dos Santos – Presidente da ANS Palestrante: Dr. Emanuel Licarião – Presidente da Unimed-RR/CRM-RR Atividades Científicas. Dia 03 julho (quinta-feira) 1) – 14:00 às 15:00h – HDA e Cirrose Hepática Dr. Fernando Pandullo 15:00 às 15:15h – Discussão 15:15 às 16:15h – Artrite Reumatóide e Lupus Dr. Luiz Fernando Passos 16:15 às 16:30h – Lanche 16:30 às 17:30h – Anemias e uso de hemocomponentes Dra. Leni Passos 17:30 às 18:00h – Discussão. Dia 04 julho (sexta-feira) 2) – 14:00 às 15:00h – Asma na Urgência Dra. Jucineide Vieira Araújo- RR 15:00 às 15:15h – Discussão 15:15 às 16:15h – AVC e Convulsões Dr. Ruy Guilherme – RR 16:15 às 16:30h – Lanche 16:30 às 17:30h – IRA, Distúrbios Ácido-básicos Dr. Fabrício Lessa– RR Dr. Kalil Gibrian- RR 17:30 às 18:00h – Discussão. (fonte: CRM-MS – 03.07.2008)