DSC 0097Corrupção é um tema que está em pauta constante na vida dos brasileiros e não poderia ser diferente no II Encontro Nacional de Conselheiros de Medicina (II ENCM 2016). O encontro que acontece nos dias 14, 15 e de 16 de setembro em Campo Grande/MS, tem debatido relevantes questões relacionadas à saúde.

Para abordar o tema “Corrupção e as implicações na área da saúde pública”, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), convidou o juiz Odilon de Oliveira que iniciou a palestra com a frase: “Pode parecer que é um tema que não tem relação com a medicina, mas este assunto produz reflexos em todos os setores de nossas vidas. São questões entrelaçadas. A droga que passa pela fronteira vira um problema de saúde, o agravo da pobreza e a falta de saneamento torna-se problema de saúde, o dinheiro que é desviado pela corrupção poderia ser transformado em hospitais, em leitos, em pagamento de profissionais de saúde”.

Odilon afirmou ainda que devido a omissão o governo Federal é responsável indireto por quase a metade dos homicídios no País. “Temos dados que mostram que no Brasil 60 mil pessoas morrem por ano e cerca de 50% dessas mortes é proveniente de drogas, ou seja questões de saúde e de segurança”. O juiz também ressaltou que 10% dos 800 mil casos de aids é por uso compartilhados de seringa para uso de drogas.

O evento contou ainda com debates sobre a Caravana da Catarata explanada pelo secretário de saúde estadual de MS, Nelson Tavares, e a exposição sobre as ações do Ministério Publico e a falta de leitos ilustrada pela promotora de justiça de Campo Grande, Filomena Aparecida d. Fluminhan. DSC 0040

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, o ponto máximo destes encontros são os debates onde os participantes podem trocar dados e buscar juntos soluções para as demandas apresentadas. “Estou extasiada com o evento de hoje. Foi muito engrandecedor. A palestra do doutor Odilon foi brilhante e o debate com a presença de autoridades como a promotora de justiça, Filomena Aparecida d. Fluminhan, secretário de saúde estadual de MS, Nelson Tavares, e o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, foi luminoso”.

O Encontro contou ainda com homenagens aos médicos Luiz Salvador de Miranda Sá Junior e Júlio Rufino Torres, em reconhecimento pelo papel de destaque na defesa dos princípios morais, éticos e sociais norteadores à prática de excelência da Medicina. Além disso, os participantes participaram do lançamento do livro “Uma introdução à medicina” (volume 2) de autoria de Luiz Salvador.

O II ENCM 2016 continua amanhã (16), com uma programação rica em temas relacionados à medicina.

Veja as fotos do evento

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO II ENCM 2016.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

II ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2016

DATA: 14, 15 e 16.09.2016

LOCAL: Hotel Deville – Campo Grande (MS)