O Conselho Federal de Medicina (CFM) iniciou, nesta quarta-feira (10), em Brasília, a programação comemorativa de seus 80 anos de fundação. A solenidade de abertura reuniu lideranças médicas, políticas, acadêmicas e religiosas, reforçando a relevância histórica da entidade para a saúde no Brasil.
O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) esteve representado no evento pelos conselheiros Dr. Jorge Alberto Sakai Fujimoto, Dra. Luciene Lovatti Almeida Hemerly Elias, Dr. Alex Fabiano Nametala Finamore e Dra. Patrícia Helou dos Reis Ruiz.
Para a presidente do CRM/MS, Dra. Luciene Lovatti Almeida Hemerly Elias, a presença na celebração reflete o compromisso dos médicos sul-mato-grossenses com a ética e a valorização da profissão:
“Participar desse marco histórico é uma honra e também uma responsabilidade. Os 80 anos do CFM simbolizam a luta permanente em defesa da boa prática médica e da vida. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a ética, a qualidade da formação médica e o cuidado à população.”
A programação comemorativa segue com conferências e mesas-redondas sobre os desafios da medicina, incluindo a formação profissional, a judicialização da saúde e as perspectivas éticas da regulação médica para as próximas décadas.