O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) já dispõe de duas Delegacias Regionais no Estado. Além da unidade em Dourados, que compreende 11 municípios, foi inaugurada, em 23 de janeiro, a delegacia de Corumbá, que também contempla a região de Ladário e reúne 107 médicos. A criação da delegacia, prevista na resolução número 003/99 do CRM-MS, visa ampliar a atuação da entidade, tanto na fiscalização do exercício da Medicina quanto na orientação dos profissionais sobre questões ético-profissionais. Cabe à entidade, entre outras atribuições, comunicar ao CRM-MS o exercício ilegal da profissão; promover e executar as oitivas de partes e/ou testemunhas envolvidas em sindicâncias; realizar vistorias em estabelecimentos de saúde; e manter intercâmbio e cooperação com o serviço de fiscalização da vigilância sanitária e órgãos afins. “A delegacia é uma extensão do Conselho, que tem como objetivos, entre outros, cumprir as determinações do CFM e do CRM/MS, fiscalizando o exercício ético-profissional da Medicina e notificando as irregularidades constatadas, e receber e encaminhar documentos ou requerimentos dirigidos ao Conselho”, afirma o presidente do CRM-MS, Antonio Carlos Bilo, que participou da inauguração da delegacia. Segundo o delegado responsável pela unidade, Fábio Luiz Barbosa de Oliveira, o prédio, onde também está a sede da Associação Médica do município, está sendo adaptado para os trabalhos. “Estamos organizando a estrutura, os arquivos e materiais de consumo para abrirmos as portas o quanto antes”, diz. O médico lembra que a delegacia “encurta” a distância entre a cidade e a sede do CRM-MS, em Campo Grande (à 426 km), atuando em uma área estratégica do Estado. “Os médicos têm muitas dúvidas quanto aos aspectos legais da profissão, principalmente porque também estamos em uma área de fronteira [com a Bolívia]; por isso, nosso papel, além de fiscalizar e despertar as reflexões éticas, também é o de orientar os profissionais no seu dia a dia, sobretudo quanto à legislação”, explicou. A Delegacia do CRM-MS em Corumbá está situada à rua Campo Grande, nº 411, bairro Nossa Senhora de Fátima. Cep: 79320-080. Telefones: 67 3233-1166/3233-1553. (fonte: CRM-MS – 12.02.09)