Homenagear e revênciar aqueles que tanto se dedicaram a boa prática médica e a qualidade de vida da população Sul-mato-grossense. É com esse intuito que o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), realizou na noite desta sexta-feira (24), a Solenidade de entrega de medalhas de honra para médicos com 50 anos ou mais de carreira e também para aqueles que completam o Jubileu de ouro até janeiro de 2016.

Ao todo 86 médicos receberam a honraria entregues em sua maioria pelas mãos de acadêmicos, como forma de incentivar e inspirar os estudantes à terem carreiras longas e prósperas baseadas na ética e no bem atender. De acordo com a presidente do CRM/MS, Rosana Leite de Melo, esta é uma forma de incentivo aos futuros médicos.

“Nós acreditamos que a Educação tem o poder de modificar a moralidade, então, o Conselho Regional de Medicina de MS, assim como o Conselho Federal de Medicina também tem se esforçado estimular nossos alunos, e nada é melhor que o bom exemplo destes que tanto fizeram pela nossa profissão”, afirmou Rosana Leite.

Além dos médicos com 50 anos, três pessoas foram homenageadas por contribuir grandemente com a medicina do Estado: o médico Heber Ferreira de Santana, ex-presidente do CRM/MS por dois mandados, reconhecido por ser uma pessoa extremamente atuante não só no Conselho Regional de Medicina de MS, mas também em outras entidades médicas.

Maria Aparecida Costa Fabrício, funcionária de longa data do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul, também foi homenageada por sua dedicação, comprometimento e seu trabalho honroso. Cida conforme é conhecida pelos colegas do CRM/MS é muito querida pelos atuais conselheiros e por todos que ali passaram.

Por sua constante luta no Congresso em prol da medicina e da sociedade, o Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Médico, por ter desenvolvido o papel de destaque na defesa dos princípios morais,sociais, éticos e políticos, norteadores da prática da medicina.

Mandetta agradeceu a homenagem e afirmou: “não sou merecedor de homenagens, porque eu fiz como médico o que qualquer um de vocês teriam feito no Congresso Nacional. A Medicina é uma arte, nós juramos defendê-la, no nosso código de ética médica isso é expresso. E o diagnóstico está feito: Nós temos um governo que é patológico, a história dessa doença tem capítulos de agressões, como se manifestam as agressões de várias doenças no corpo humano, hoje ela se manifesta em vários pontos da sociedade, o tratamento está em cada consultórios, em cada orientação, está em cada postura ética e verdadeira e é assim que a medicina brasileira vai colocar esse governo em seu devido lugar. Nós vamos tirar eles de lá!”

O Deputado Federal aproveitou, ainda, para prestar sua reverencia aos médicos mais experientes “Obrigada por tudo que vocês fizeram, vocês são gigantes, não tem nenhum médico nesta cidade que não os reverenciem. Os seus cabelos brancos são inspiração, sabedores que somos do que fizeram no então Mato Grosso, nas condições que vocês fizeram, na qualidade que vocês fizeram, na postura que vocês tiveram. Muito obrigado pelo exemplo que vocês nos deram. Nós os mais jovens, não encontramos na literatura brasileira outra forma de dizer, se não, muito, mais muito obrigada por tudo”. declarou.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, entre elas a presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS), Rosana Leite de Melo; vice- presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Mauro Luiz de Britto Ribeiro, vice-presidente do CRM/MS, Celso Rafael Gonçalves Codorniz; o diretor jurídico do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed/MS), Carlos Garcia de Queiroz filho, representando o presidente do Sinmed/MS, Waldir Shigueiro Siroma, presidente da Acadêmia de Medicina de Mato Grosso do Sul, Luiz Salvador de Miranda Sá Junior, Deputado Federal, Luiz Henrique Mandetta, e o acadêmico de Medicina, Tulio Dias, representando todos os estudantes de medicina do Estado.

Veja as fotos