O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) entregou as carteiras profissionais e um exemplar do Código de Ética Médica a 19 novos profissionais, que já podem exercer a Medicina no Estado. Durante a solenidade, realizada no dia 10 de março, na sede da entidade, em Campo Grande, o vice-presidente do CRM-MS, Juberty Antônio de Souza, detalhou as atribuições da autarquia. “O Conselho não foi criado para perseguir os colegas e sim para fiscalizar a má prática médica, garantindo o exercício ético da profissão”, disse. Já o segundo tesoureiro do CRM-MS, Gil Pacifico Tognini, discorreu sobre o compromisso do médico junto à sociedade. “Acompanhamos, através da mídia, as dificuldades que a classe vem enfrentando atualmente no exercício da profissão. Ainda assim, a Medicina tem papel fundamental na sociedade, que é a defesa e a preservação da saúde da população”, reiterou. O segundo-secretário da entidade, Alberto Cubel Brull Júnior, também participou da solenidade. Nova etapa O médico Walter Breno Morales Salazar recebeu a carteira profissional numa situação atípica em relação aos demais médicos. Ele contou que há três anos vem fazendo adaptação curricular no Brasil, pois concluiu o curso de Medicina no México. “Hoje, adquiri o direito de revalidar o meu diploma. Isso significa muito para mim e para toda minha família, que me apoiou durante esse processo. É mais uma etapa da minha vida. Diante dessa conquista, meu objetivo é me aprimorar cada vez mais”, afirmou. José Ricardo Martines Balbino lembrou que o registro profissional representa o resultado de muita dedicação à faculdade. Ele dá a receita para bem atender o paciente: “O amor ao paciente e ao trabalho devem estar acima de qualquer divergência que venha acontecer entre a equipe médica. O paciente deve ser poupado”, enfatizou. Além de Walter e José Ricardo, receberam ainda o registro profissional: Adriana Covatti Luza; Alex Sanderjara de Oliveira; Aline Albuquerque de Abreu; Aline Soares Miziara; Divino Antônio Luiz Júnior; Gilson Pereira da Silva; Giselle Morgado Correa; Jaison Monge Benites; Júnia Valle França; Liva Helena Ferreira Tuluche; Luiz Augusto de Oliveira Fonseca; Melina Silveira Rafaela Engers de Oliveira; Samira Devecchi; Stephanie Blanche Juca Pires; Valquíria Feitosa Patrício Gomes; Vitor Paulo Campos. (fonte: CRM-MS – 15.03.10)