O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS), com apoio da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizará o I Fórum Médico de Urgência e Emergência no Estado. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto, na sede do Conselho, em Campo Grande.

O Fórum é uma iniciativa do CFM e tem como objetivo debater a atuação das entidades médicas no enfrentamento dos problemas relacionados às áreas de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a conselheira do CRM-MS, Rosana Leite Melo, o Fórum irá diagnosticar e apontar soluções para os atendimentos de urgência e emergência no Estado. “Enquanto Conselho Regional de Medicina temos a responsabilidade de levantar esse debate, buscar soluções, já que atualmente esses setores tornaram-se o desaguadouro da falência do SUS”, explica.

O Fórum contará com a presença dos diretores dos principais hospitais do Estado e representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. De acordo com a conselheira, os diretores e representantes deverão expor a atual situação dos hospitais e explicar quais medidas podem ser tomadas para solucionar os problemas.

Nos dois dias de evento serão discutidos temas como: o limite para a vaga zero; O financiamento da saúde e a crise na Urgência e Emergência; A Realidade atual das grandes unidades de urgência e emergência do Estado; As dificuldades no atendimento Pré-hospitalar de Urgência; A atualização do atendimento do SAMU; A importância do 1º atendimento do paciente grave em relação ao prognóstico na Unidade de Terapia Intensiva; De quem é a responsabilidade do paciente crítico internado na sala de emergência por falta de vagas em UTI; A superlotação dos Prontos-Socorros em Campo Grande; e a Situação atual do ensino de Urgência e Emergência na graduação dos cursos de medicina em MS.

Conheça a programação:

I Fórum Médico de Urgência e Emergência do Estado de Mato Grosso do Sul

Realização: CRM – MS

Sexta-feira (05/08)

18h15 às 18h50 – Inscrições.

19h – Abertura – Dr Juberty Antônio de Souza, presidente do CRM-MS.

19h15 – Palestra:Vaga Zero – Existe limite para a “Vaga Zero”?

Palestrante: Dr. Mauro Ribeiro – Coordenador Geral do SAMU Campo Grande.

1940 – Mesa redonda: Realidade atual das grandes unidades de Urgência e Emergência-U/E do Estado.

Presidente da Mesa: Dr. Heitor Soares de Souza.

Moderador: Dr. Mariano Rubini Neto.

• HU/UFMS – Realidade da sala de Emergência do HU.

Dr. Wilson de Barros Cantero.

• HRMS – Realidade da sala de Emergência do HR.

Dr. Claudnei Menezes de Rezende.

• Santa Casa – Realidade da sala de Emergência da Santa Casa.

Dr. Luiz Alberto Hiroki Kanamura.

• SAMU- Campo Grande.

Dr. Rodrigo Silva de Quadros.

• CRM Bases Éticas na Urgência e Emergência.

Dra. Rosana Leite de Melo.

20h50 – Intervalo e Coffee.

21h – Mesa Redonda: O financiamento da saúde e a crise na Urgência e Emergência.

Presidente: Dr. Fauzi Adri – Presidente da Academia Sul-Matogrossense de Medicina.

Moderador: Dr. Juberty A. Souza.

• Financiamento dos serviços de U/E. A Emenda 29 solucionará o problema?

Palestrante: Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi – Secretária de Saúde do Estado.

• Como o Subfinanciamento influencia no atendimento de Urgência e Emergência?

Palestrante: Dr. Leandro Mazina.

Sábado (06/08)

8h – Palestra: As dificuldades no atendimento Pré-hospitalar de Urgência. Atualização do atendimento do SAMU.

Palestrante: Dr Luiz Gustavo Orlandi – Gerente médico do SAMU Campo Grande.

8h50 – Palestra – A importância do 1º atendimento do paciente grave em relação ao prognóstico na Unidade de Terapia Intensiva.

Palestrante Dra. Maria Augusta Rahe Pereira

9h10 – Palestra– De quem é a responsabilidade do paciente crítico internado na sala de emergência por falta de vagas em UTI?

Palestrante – Dr. Sérgio Renato de Almeida Couto.

9h30 – Mesa RedondaA superlotação dos Prontos-Socorros em Campo Grande: Qual a solução?

Presidente:Dr Saturnino de Campos Sarat Junior.

Moderador: Dr. Heitor Soares de Souza.

• Santa Casa –Dr. Marcos M. Bonilha.
  • Hospital Universitário (HU)- Dr. Roberto Teruya.
  • Hospital Regional (HR) –Dr. Rodrigo Quadros.

10h – Intervalo e Coffee.

10h15 – Palestra – A formação do médico em Urgência e Emergência.

Palestrante- Dr André Luis A. Domingos.

10h45 – Mesa Redonda: A situação atual do ensino de Urgência e Emergência na graduação dos cursos de medicina em MS contempla as Diretrizes Curriculares do MEC de 2001?

Presidente: Alberto Cubel Brull.

Moderador: Dr. Luiz Henrique Mascarenhas Moreira.

• UNIDERP – Dr André Luis Alonso Domingos.
  • UFMS – Dr. Aurélio Ferreira.
  • UFGD – Dr. Márcia Shinzato.

Debate: Todos.

12h – Encerramento: Dr. Juberty A. Souza.

Mais informações podem ser obtidas pelo: (67) 3320-7700 (CRM-MS).