CRM Virtual

Conselho Regional de Medicina

Acesse agora

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) emitiu um alerta à população sobre o uso crescente da soroterapia em tratamentos estéticos, como embelezamento, emagrecimento e ganho de massa muscular. Segundo o presidente do CRM/MS, Carlos Idelmar de Campos Barbosa, essa prática não tem comprovação científica para pessoas saudáveis e pode expor os pacientes a sérios riscos, como infecções e reações alérgicas.

A soroterapia, que consiste na infusão de nutrientes e vitaminas via intravenosa, deve ser restrita a casos com deficiências comprovadas. “Aplicar esse tratamento em pessoas sem indicação clínica é irresponsável e pode causar danos à saúde”, alerta Barbosa.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução CFM nº 1.711/2003, também proíbe a divulgação de técnicas sem comprovação científica e orienta a fiscalização de clínicas que oferecem esses tratamentos estéticos sem a devida regulamentação.

O CRM/MS reforça que, para preservar a saúde, a população deve buscar sempre orientação médica qualificada antes de realizar qualquer procedimento estético.

Procedimentos como a soroterapia devem ser avaliados com cautela, e apenas profissionais capacitados podem indicar seu uso quando houver real necessidade clínica.