A Campanha das Crianças Desaparecidas do Conselho Federal de Medicina (CFM) foi destaque da Revista Anestesia, publicação trimestral da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A edição nº 66 divulga a recomendações para o reconhecimento de crianças e adolescentes desaparecidos, já que muitos deles em algum momento passam por consultórios médicos.

No texto da Revista, a SBA enaltece que também adotou a criança como tema foco para sua campanha de responsabilidade social, intitulada “SBA Solidária à Criança”. “Crianças retiradas do convívio familiar adoecem com maior facilidade e a busca por um atendimento médico pode ser a chance de sua libertação. Por isso, o olhar cuidadoso dos profissionais da área de saúde pode fazer a diferença para salvar uma vida”, destacou o presidente da SBA, Antônio Fernando Carneiro.

A Revista Anestesia também deu destaque para medidas de como evitar e como proceder em caso de desaparecimento de um menor. Uma das orientações é não se deve esperar 48 horas para iniciar a busca de uma criança. A Lei Federal nº 11.259/2005, conhecida como “Lei da busca imediata”, que prevê a busca imediata pela criança a partir da ocorrência policial.

Para conhecer mais sobre a Campanha Crianças Desaparecidas do CFM acesse o site oficial: www.criancasdesaparecidas.org. Para acessar a Revista Anestesia da SBA clique aqui