O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e o Conselho Federal de Medicina realizaram no dia 2 de dezembro, em Salvador, o II Fórum de Cuidados Paliativos. Para o 2º vice-presidente do CFM, Jecé Brandão, os cuidados paliativos ajudam as pessoas a viverem de forma mais completa e confortável possível quando estão diante de uma diagnóstico de doença grave, que ameaça a continuidade da vida, “sendo necessário que seja debatido pela classe médico”.

Os temas debatidos no evento foram os cuidados paliativos na medicina intensiva e na neonatologia e no modelo Hospice, as diretivas antecipadas de vontade, o papel da enfermagem e do serviço social na equipe de cuidados paliativos e a abordagem do luto. Durante o evento, foram recolhidas fraldas geriátricas, que foram doadas ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer.