Como parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), do Ministério do Trabalho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) está iluminando a sua sede de verde – cor alusiva à campanha – neste mês de abril.

O CFM e toda a rede de Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) são parceiros dessa iniciativa. Este ano, os organizadores e parceiros se uniram para consolidar a realização da campanha e aumentar o seu alcance e as adesões interinstitucionais em um movimento para atingir a maior quantidade de brasileiros. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da instituição de uma cultura permanente em segurança e saúde no trabalho.

A iluminação de prédios está prevista entre o rol de ações no mês de abril, mês que marca a abertura da Canpat e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (celebrado no dia 28). A cor escolhida (tradicionalmente, o verde) é aquela relacionada à segurança do trabalho. Este ano, vários prédios, monumentos e espaços estão iluminados de verde como forma de sensibilizar a população para a importância do tema. Entre eles estão o Congresso Nacional, o Palácio do Buriti, edifícios da Justiça do Trabalho em diversos Estados, do Sistema Fiems (composto por Sesi, Senai e IEL) e inúmeros outros. Na edição anterior da campanha, em 2017, o CFM também aderiu à iniciativa.

Conselhos regionais – Na Bahia, o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb) iluminou de verde a fachada, em Salvador. Também foram colocados balões desta cor no atendimento e republicados os materiais produzidos pelo CFM e o Ministério do Trabalho nos seus veículos institucionais.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) também aderiu à Canpat. A autarquia republicou em suas redes sociais e site os materiais jornalísticos sobre o tema e também afixou um banner da campanha em sua fachada.

No Conselho Regional de Medicina do Estado do Espírito Santo (CRM-ES), foram usadas as peças da campanha no site e mídias sociais e iluminado edifício-sede. No Acre, o CRM iluminou a sua fachada e também divulgou a iniciativa nas mídias sociais.

Outros exemplos de CRMs que estão iluminando suas sedes e publicando materiais são Tocantins, Pará, Roraima, Alagoas, Paraná e Goiás, entre outros.

O presidente do CFM, Carlos Vital, comenta a importância da participação dos conselhos: “Os médicos têm papel primordial não somente para a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas para a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos e do coletivo de trabalhadores. Com a nossa participação na Canpat, buscamos mobilizar e sensibilizar a comunidade médica e a sociedade sobre o tema”.

Saiba mais – Os temas da Canpat 2018 – que iniciou em abril e finalizará em outubro – são “Adoecimento Ocupacional” e “Quedas de trabalho em altura”. Nesse período acontecem vários eventos, cerimônias, seminários, debates e ações junto com os parceiros e apoiadores nas diversas regiões do País (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste). O ministério anunciou ainda operativos de fiscalização contra quedas em altura.

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho é conduzida anualmente pelo Ministério do Trabalho (MTE) e está prevista no Art. 155 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sua origem está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituída em 1953. Em 1971 foi instituída a Canpat, que se tornou de caráter permanente.