O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) realizou nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro um curso de ética médica continuada. O evento teve lugar na sede da entidade, situada na Rua Desembargador Leão Neto, 305 Jardim Veraneio, e teve como propósito oferecer uma atualização sobre os princípios éticos que regem a prática médica, ressaltando a importância da ética profissional e abordando temas relevantes para o exercício responsável da medicina.

Durante o curso, diversos temas foram discutidos pelos conselheiros da autarquia, com destaque para “Codame/Publicidade Médica”, ministrada por Rogério Carlos Sanfelice Nunes; “Comportamento médico: Assédio/Importunamento sexual”, apresentado por Jorge Alberto Sakai Fujimoto; “Documentos médicos”, abordado por Alexandre Silvestre Cabral; “Relação médico paciente/exame físico”, palestrado por Bruno Alexandre da Silva; “Transporte médico e suas responsabilidades”, discutido por Valdir Shigueiro Siroma; e “Solicitação do CRM Jurídico + Responsabilidade do Diretor técnico/clínico”, apresentado por Flávio Freitas Barbosa. No último dia, os participantes tiveram a oportunidade de participar de um julgamento simulado.

O curso, que é gratuito e oferecido mensalmente, tem como público-alvo estudantes de medicina a partir do 5º ano, residentes e médicos já formados que desejam se atualizar. Carlos Idelmar Barbosa, presidente do CRM/MS, enfatizou a importância do curso, afirmando que ele traz conteúdos atualizados sobre diversos temas e orienta os médicos para evitar erros éticos em sua prática profissional.

Flávio Barbosa, segundo secretário da autarquia, afirmou que a educação continuada é uma pauta frequente no Conselho e afirmou: “Precisamos estar sempre atualizados com as Resoluções vigentes, pois assim reduzimos imensamente a chance de erros”.

A iniciativa do CRM/MS demonstra o compromisso da entidade em promover a ética e a excelência na prática médica, contribuindo para a formação e aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde em Mato Grosso do Sul.