No ano de 2023, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) intensificou suas atividades de fiscalização, monitorando de perto o funcionamento de 509 estabelecimentos de saúde em todo o estado. Essa iniciativa reflete o compromisso do Conselho em garantir o ético exercício da profissão, além de assegurar condições adequadas de trabalho para os médicos e demais profissionais da saúde, bem como a qualidade da estrutura de atendimento disponível à população sul-mato-grossense.

O presidente do CRM/MS, Carlos Idelmar Barbosa explica que: “o papel do CRM/MS vai além da simples fiscalização; cabe a ele zelar pela integridade da prática médica, tanto nos setores público quanto privado, sem fazer distinções. Isso inclui desde as condições de trabalho nos hospitais e clínicas até a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes”.

Segundo a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Elza Garcia, as fiscalizações são realizadas de maneira regular, mas também podem ser desencadeadas por denúncias feitas por diversas fontes, como Ministério Público, Vigilância Sanitária e até mesmo pela imprensa. Além disso, o Conselho promove inspeções de rotina, renovações de certificados e vistorias para verificar o cumprimento das orientações previamente fornecidas em visitas anteriores.

“É importante ressaltar que essas ações visam não apenas identificar eventuais irregularidades, mas também orientar e auxiliar as entidades médicas a se adequarem às normas e regulamentos vigentes, promovendo, assim, um ambiente mais seguro e ético para a prática da medicina em Mato Grosso do Sul” afirma, Elza Garcia.

Já o Coordenador Adjunto do Departamento de Fiscalização, Flavio Barbosa, declara que: “em um momento em que a qualidade e o acesso aos serviços de saúde são temas de grande relevância, o trabalho do Conselho Regional de Medicina desempenha um papel fundamental na garantia da excelência no atendimento e na proteção dos direitos dos pacientes e profissionais da saúde”.