O Conselho Federal de Medicina (CFM) fez nessa quarta-feira (19) uma homenagem ao ex-conselheiro federal, médico ginecologista e obstetra, Pedro Pablo Chacel, 80 anos, falecido em 21 de dezembro. Em cerimônia com familiares e amigos, o presidente do CFM, Roberto d’Avila, relembrou a contribuição do obstetra à medicina e zelo ao perfeito desempenho ético da profissão.

A participação de Chacel nas discussões e deliberações do CFM foi elogiada pelos conselheiros presentes. Entre 1999 e 2009, Pablo Chacel representou o Distrito Federal no Conselho Federal e, durante parte desse período, foi coordenador-geral da Corregedoria. O atual corregedor, José Fernando Maia Vinagre, destacou o exemplo do colega falecido. “Pablo nos ensinou a respeitar os colegas julgados nessa Casa. Foi um grande mestre para mim”.

Emocionada, a viúva Elizabeth Chacel lembrou a trajetória do homenageado, ressaltando que ele era mais do que um médico, mas um espelho para suas pacientes. “Mas ele não era somente marcante na vida profissional, era um pai e marido muito dedicado”. Também participaram da cerimônia os filhos – Nuno, Julian, Ana Eliza e Manuela –, e o neto Pedro.

Durante a solenidade também foi descerrada a placa nomeando a Corregedoria, que agora se chamará Cons. Pedro Pablo M. Chacel. “Com essa homenagem queremos deixar gravados nosso agradecimento e respeito ao amigo Pablo”, afirmou o presidente do CFM. As cinzas do médico também foram espalhadas no jardim da entidade.

Pablo Chacel foi um dos ginecologistas e obstetras mais respeitados do país. Nascido no Rio de Janeiro, chegou à Brasília em 1967, onde por anos se dedicou ao Sistema Único de Saúde (SUS). Após 56 anos de formado, ainda se encantava com a profissão, embora tenha dedicado seus últimos anos à defesa dos direitos dos médicos, sendo sempre contrário ao sistema que achata a remuneração dos profissionais. Na atual gestão do CFM o ex-conselheiro colaborava, como assessor especial da Presidência, com sua experiência e paixão pela medicina.