O Conselho Federal de Medicina acaba de eleger sua nova diretoria. O médico representante de Santa Catarina, Roberto Luiz d’Avila, foi conduzido à presidência do CFM por votação unânime dos novos conselheiros que, na noite de hoje, 1º de outubro, serão empossados em solenidade festiva, às 20h, no auditório do Memorial JK, em Brasília. D’Avila afirmou que a confiança dos membros do Conselho representa a força e a união da entidade. “Temos um grupo motivado e com muita disposição para realizar mudanças. Queremos nos relacionar melhor com os Conselhos Regionais de Medicina e todas as entidades de saúde”, salientou o novo presidente, que completou: “estou cheio de sonhos e esperança de uma gestão com muitas realizações pelo trabalho integrado, pela valorização da Medicina, do médico e da saúde do Brasil”. Além do presidente Roberto d’Avila, a diretoria será composta por: 1º vice-presidente – Carlos Vital 2º vice-presidente – Aloísio Tibiriçá Miranda 3º vice-presidente – Emmanuel Fortes Cavalcante Secretário-geral – Henrique Batista e Silva 1º secretário – Desiré Callegari 2º secretário – Gerson Zafallon Martins Tesoureiro – José Hiran da Silva Gallo 2º tesoureiro – Frederico Henrique de Melo Os conselheiros ainda votaram a Comissão responsável pela Tomada de Contas do CFM: Antônio Pinheiro, Luiz Nódgi Nogueira Filho e Renato Moreira Fonseca. Por sugestão do novo presidente, também foram eleitos os cargos de corregedor, com José Fernando Maia Vinagre, e de vice-corregedor, com José Albertino. Também todos por unanimidade. Posse Durante a Sessão Plenária, promovida neste 1º de outubro, foi dada a posse para os conselheiros federais efetivos que reapresentam a entidade no próximo quinquênio (2009-2014). Os conselheiros assinaram o livro do CFM do ano de 1952 e leram o termo de compromisso: “na qualidade de membro do Conselho Federal de Medicina, prometo cumprir fielmente os deveres que me cabem, tudo fazendo pela dignidade da profissão médica e em benefício da coletividade, respeitando os princípios da ética e da lei”. Como primeiro ato, o presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, sugeriu a criação de uma comissão para revisão do regimento interno do Conselho, e deu posse aos conselheiros suplentes eleitos. Confira o corpo de conselheiros para gestão 2004-2009: Acre Renato Moreira Fonseca (efetivo) e Luiz Carlos Beyruth Borges (suplente) Alagoas Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti (efetivo) e Alceu José Peixoto Pimentel (suplente) Amapá Maria das Graças Creão Salgado (efetivo) e Dílson Ferreira da Silva (suplente) Amazonas Júlio Rufino Torres (efetivo) e Ademar Carlos Augusto (suplente) Bahia Jecé Freitas Brandão (efetivo) e Ceuci de Lima Xavier Nunes (suplente) Ceará José Albertino Souza (efetivo) e Lúcio Flávio Gonzaga Silva (suplente) Distrito Federal José Antonio Ribeiro Filho (efetivo) e Elias Fernando Miziara (suplente) Espírito Santo Celso Murad (efetivo) e Jailson Luiz Tótola (suplente) Goiás Cacilda Pedrosa de Oliveira (efetiva) e Aldair Novato Silva (suplente) Maranhão Abdon José Murad Neto (efetivo) e Antônio de Pádua Silva Sousa (suplente) Mato Grosso José Fernando Maia Vinagre (efetivo) e Alberto Carvalho de Almeida (suplente) Mato Grosso do Sul Mauro Luiz de Britto Ribeiro (efetivo) e Ana Maria Vieira Rizzo (suplente) Minas Gerais Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen (efetivo) e Alexandre de Menezes Rodrigues (suplente) Pará Antonio Gonçalves Pinheiro (efetivo) e Waldir Araújo Cardoso (suplente) Paraíba Dalvélio de Paiva Madruga (efetivo) e Norberto José da Silva Neto (suplente) Pernambuco Carlos Vital (efetivo) e André Longo (suplente) Paraná Gerson Zafalon Martins (efetivo) e Lisete Rosa e Silva Benzoni (suplente) Piauí Luiz Nódgi Nogueira Filho (efetivo) e Wilton Mendes da Silva (suplente) Rio de Janeiro Aloísio Tibiriçá Miranda (efetivo) e Makhoul Moussallem (suplente) Rio Grande do Norte Rubens dos Santos Silva (efetivo) e Jeancarlo Fernandes Cavalcante (suplente) Rio Grande do Sul Cláudio Balduíno Souto Franzen (efetivo) e Antônio Celso Koehler Ayub (suplente) Rondônia José Hiran da Silva Gallo (efetivo) e Manuel Lopes Lamego (suplente) Roraima Paulo Ernesto Coelho de Oliveira (efetivo) e Mauro Shosuka Asato (suplente) Santa Catarina Roberto Luiz d’Avila (efetivo) e Marta Rinaldi Müller (suplente) São Paulo Desiré Carlos Callegari (efetivo) e Renato Françoso Filho (suplente) Sergipe Henrique Batista e Silva (efetivo) e Glória Tereza Lima Barreto (suplente) Tocantins Frederico Henrique de Melo (efetivo) e Pedro Eduardo Nader Ferreira (suplente) AMB Edevard José de Araújo (efetivo) e Aldemir Humberto Soares (suplente) (fonte: CFM – 01.10.09)