Membros do Departamento de Ciência e Pesquisa (DECIP) do Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24) para debater sobre novas técnicas para tireoidectomia. Sob a coordenação do conselheiro federal Alcindo Cerci Neto, participaram os conselheiros federais Diogo Sampaio, Francisco Cardoso, Graziela Bonin e Raphael Câmara.
A pauta do encontro foi o trâmite de um pedido sobre a Tireoidectomia Endoscópica Transoral por Abordagem Vestibular (TOETVA). Antes de chegar ao DECIP, o processo já havia passado pela Comissão de Novos Procedimentos e pela Câmara Técnica de Cirurgia da Cabeça e Pescoço.
Como guardião da ética médica, o CFM zela pelas melhores práticas médicas e guarda a segurança do paciente. Faz parte das atribuições desta autarquia, analisar procedimentos de forma estritamente técnica, objetivando dispensar toda e qualquer incerteza que possa comprometer a segurança do ato médico e, ao final, declarar um procedimento como experimental ou não-experimental.
Neste processo, existe a elaboração de uma nota cientifica seguida de um relatório técnico com a revisão de toda a literatura científica sobre o tema para subsidiar futuras decisões do pleno do Conselho. Nesse sentido, o CFM reitera seu compromisso com a saúde e segurança da população brasileira.