Cartilha apresenta direitos dos pacientes do SUS

As cartilhas foram entregues aos pacientes em unidades de saúde do Estado

Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS, conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) percorreram em maio as principais unidades de saúde pública deCuiabá para distribuir a cartilha “CFM informa sobre os direitos dos pacientes do SUS”.

Na ação, os conselheiros apresentaram aos pacientes a cartilha e, ao ouvir suas reclamações, explicaram quais são os seus direitos.

“Este corpo a corpo serviu também para nos aproximarmos dos médicos dessas unidades, além de chamar a atenção da imprensa e da sociedade para as dificuldades que o SUS enfrenta”, afirmou a presidente do CRM-MT, Maria de Fátima Carvalho Ferreira.

Após a distribuição das cartilhas, os conselheiros realizaram fiscalização nas unidades e constataram a precariedade do serviço público. Além de infraestrutura sucateada, foram encontrados remédios vencidos e escalas de médicos incompletas.

A dona de casa Edna Eduarda Gonçalves estava em uma das policlínicas visitadas e passou mais de oito horas esperando atendimento para seu padrasto. Como não havia pediatra no local, ainda iria para outra unidade levar sua filha de um ano que também estava doente.
“Acabamos ficando mais doentes ainda com essa falta de respeito. Eu não sabia quais. na ação, os conselheiros apresentaram aos pacientes a cartilha e, ao ouvir suas reclamações, explicaram quais são os seus direitos.são os meus direitos, mas agora vou poder conhecer todos e cobrar de quem tem queser cobrado”, disse Edna.

1. Todos os cuidados foram tomados para facilitar o entendimento do usuário sobre o conteúdo apresentado.

Entre os pontos que são citados na publicação consta o direito dos pacientes ao acesso universal em todos os hospitais públicos ou conveniados ao SUS,independentemente da classe social, sexo, cor, crença, idade ou país de origem. A população também é lembrada de que todos devem receber tratamento igualitário no agendamento de exames, consultas e terapias, ou seja, não pode existir o fura-fila. Para conhecer a íntegra da publicação, ACESSE AQUI.

Ações semelhantes, organizadas pelos CRMs com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), acontecem em outros Estados desde o início do mês.

Fonte: CRM-MT