Ampliação do número de médicos cadastrados na plataforma de Prescrição Eletrônica e do número de escolas avaliadas pelo SAEME, além da automação das áreas judicantes do sistema Conselhos de Medicina: estes são alguns dos projetos do Conselho Federal e Regionais de Medicina (CFM e CRMs) para este ano. O tema foi abordado no segundo dia do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2024, realizado em Brasília (DF).

As discussões tiveram início com apresentação da secretária Geral do CFM, conselheira Dilza Ambrós Ribeiro, que detalhou os projetos realizados pelo CFM, em parceria com os CRMs, como a implantação do Processo Administrativo Eletrônico (PAe) em todo o Brasil. O sistema já foi absorvido por 17 CRMs, até o momento, e outros 10 estão em fase de implementação. Segundo ela, a meta é concluir essa fase até julho deste ano.

Outro tema apresentado pela secretária Geral foi o desenvolvimento do Observatório CFM, banco de dados do Conselho com informações estatísticas sobre a profissão médica no Brasil. Os estudos da autarquia incluem pesquisas como a Demografia Médica, a Radiografia das Escolas Médicas e a criação de painéis sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a área de saúde suplementar.

SAEME – Na sequência, o conselheiro Donizetti Giamberardino, coordenador do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM), apresentou dados sobre a iniciativa, como o número de vistorias realizadas em escolas candidatas a receber o selo do projeto. Ele também mostrou a lista das que devem recebem a equipe de acreditação até dezembro.

Com o intuito de angariar o apoio das lideranças, Giamberardino tratou também sobre o conceito de acreditação e a importância do programa coordenado pelo CFM para o País. Conforme ressaltou, o SAEME-CFM é considerado a “forma mais eficaz de aprimorar e garantir a qualidade dos cursos de Medicina” no Brasil.

Prescrição eletrônica – Outro tema de destaque nesta rodada de debates foi apresentado pelo conselheiro Estevam Rivello Alves, coordenador das Câmaras Técnicas de Diagnóstico por Imagem e de Medicina de Emergência. Ele tratou do tema Prontuário Eletrônico: aspectos legais e de segurança.

Em sua conferência, o conselheiro representante do estado do Tocantins apresentou um histórico sobre a plataforma de prescrição eletrônica, iniciado em 2020. Rivello destacou a importância do sistema, como forma de proporcionar maior facilidade ao médico na emissão de atestados, receitas, relatórios e solicitação de exames e também para o paciente, que se beneficia da agilidade para adoção do tratamento prescrito. “Além disso, ele ajuda na preservação do meio ambiente, com a redução do uso de papel”, ressaltou.