O conselheiro Wirlande da Luz, representante dos médicos de Roraima no Conselho Federal de Medicina (CFM), assume vaga do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que se licenciou do cargo para assumir o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no governo do presidente Michel Temer. A posse está prevista para acontecer até a próxima segunda-feira (16).

Por ser primeiro suplente, Wirlande da Luz, que é filiado ao PMDB, já foi senador por seis meses, entre março de 2005 até julho do mesmo ano. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1981, ele é pediatra, sendo membro fundador da Associação Roraimense de Pediatria.

Desde 1999, tem participado ativamente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR), do qual foi presidente de 2011 a 2013. Também já integrou o corpo de conselheiros do CFM, de 1999 a 2009. Entre outros cargos, foi secretário de Saúde de Boa Vista (2001-2005), diretor da Associação Médica Brasileira (2008-2011) e membro da Comissão de Assuntos Políticos do CFM.

Também é membro fundador da Unimed de Boa Vista, ex-diretor do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, ex-diretor de implantação do Hospital da Criança Santo Antônio. Atualmente, é aluno do Programa de Doutoramento em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal, além de ser professor colaborador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR).