Nathália Siqueira A Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica está reunida nesta sexta-feira (27), na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, para avaliar as sugestões feitas ao texto do novo Código. Até o momento foram recebidas 2.314 propostas. Médicos e entidades organizadas da sociedade civil tem até amanhã (28/02) para encaminhar novas sugestões. Pode-se sugerir a inclusão de novos artigos, alteração ou exclusão de artigos existentes. A Comissão Nacional já trabalhou em 1.701 propostas, onde 524 foram selecionadas para reavaliação, já reavaliadas 228, acolhidas 69 e rejeitadas 159. Segundo a Comissão, os principais temas das propostas foram questões ligadas a medicina do trabalho, ao direito do médico, princípios fundamentais do CEM, responsabilidade profissional, publicidade médica, condições de trabalho e interferência mercantil das operadoras de saúde. As propostas serão encaminhadas para discussão na III Conferência Nacional de Ética Médica, nos dias 25, 26 e 27 de março. Além dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, a Comissão é composta por representantes do Ministério Público do Distrito Federal, Federação Nacional dos Médicos, Sociedade Brasileira de Bioética, Clínica São Vicente, Tribunal de Justiça do Paraná e União Social Camiliana de São Paulo. (fonte: CFM – 27.02.09)