O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu a visita do atual presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristiano Caixeta Umbelino, e de sua sucessora, Wilma Lelis Barboza, na sede da autarquia, na sexta-feira (17). Na ocasião, eles foram recebidos pelo presidente José Hiran da Silva Gallo. Também acompanhou o encontro Frederico Pena, diretor tesoureiro do CBO, que ocupará o mesmo cargo na próxima gestão.

Dentre vários temas, foi discutida a realização de uma ação conjunta entre as duas entidades que aborde questões relacionadas à saúde ocular infantil e às doenças oftalmológicas congênitas e raras. A intenção é promover um evento que permita aos médicos o aprofundamento nessas questões, bem como sensibilize a sociedade sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces.

Competência – Na visita, o presidente do CFM parabenizou Cristiano Caixeta Umbelino pelo seu trabalho realizado à frente do CBO. “Trata-se de um líder que se destaca pela competência, ética e dedicação no exercício de suas funções, contribuindo para o fortalecimento da classe médica e a defesa da especialidade”, disse José Hiran Gallo.

Na mesma medida, em nome do Plenário do CFM, o presidente Gallo parabenizou Wilma Lelis Barboza pelo seu mandato, que terá início em 1º de janeiro de 2024. Segundo ele, “é uma profissional reconhecida por atuação exemplar. O Conselho Federal de Medicina deseja que essa oportunidade de liderar uma entidade tão importante e respeitada seja profícua e marcada por uma defesa arraigada dos interesses da classe médica e da sociedade”.

Na avaliação do presidente do CFM, a gestão de Cristiano Caixeta Umbelino foi marcada por importantes realizações e por uma participação ativa nas discussões sobre as políticas de saúde da oftalmologia no âmbito nacional. Dentre as ações de destaque, estão as campanhas 24 horas pelo diabetes, 24 horas pelo glaucoma, Visão no Esporte e uma série de ações de educação continuada e de defesa profissional.

“Fica um legado de trabalho, compromisso e liderança para toda a comunidade médica. Certamente, o médico Cristiano Caixeta continuará contribuindo para o desenvolvimento da medicina e para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o presidente do CFM.