A Tragédia do Cigarro Eletrônico será o tema central do II Fórum sobre Tabagismo e Cigarro Eletrônico do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento será realizado no dia 27 de fevereiro, das 08h15 às 18h, de forma presencial em Brasília, no auditório do CFM. As inscrições para acompanhar as palestras já estão abertas e podem ser feitas neste link.

A autarquia tem promovido diversas ações para discutir e evidenciar os efeitos prejudiciais para a população do uso de cigarros eletrônicos, incluindo o aumento no número de dependentes de nicotina, o inicio do hábito de fumar cada vez mais precoce e o surgimento de novas doenças associadas ao cigarro eletrônico (CE). Durante o ano de 2023, as casas legislativas realizaram audiências públicas e cresceu o debate sobre a regulamentação do cigarro eletrônico no Brasil. O CFM participou de todas as reuniões relacionadas ao tema e reiterou o posicionamento contrário à produção, à importação, à permissão de comercialização e ao uso do cigarro eletrônico.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Atuações e Intervenções Relacionadas ao Tabagismo e aos Cigarros Eletrônicos do CFM e da Câmara Técnica de Pneumologia, Alcindo Cerci Neto, enfatizou, em várias oportunidades, a necessidade de se desfazer a ideia de que o cigarro eletrônico reduz danos, “pois não apenas isso não é verdade, como o uso desses dispositivos realmente causa e amplia os danos aos usuários. Nosso compromisso, como médicos, é com a saúde da população, portanto, somos contrários a tudo o que cause prejuízos e dependências.”, disse.

Diante desse contexto, o fórum pretende trazer uma discussão ampla sobre assunto, com palestras que relembram a história do tabaco e do cigarro eletrônico e esclarecem tópicos como Lesão Pulmonar Induzida pelo Cigarro Eletrônico (Evali), Malefícios do CE a nível da saúde, e ainda uma apresentação de soluções para coibir o aumento do uso do cigarro eletrônico.

“É preciso lembrar que o Brasil, como signatário da Convenção Quadro de Controle do Tabaco da OMS (CQCT), está obrigado, com base no art. 5.3, a construir políticas públicas de controle do tabagismo protegidas dos interesses comerciais da indústria. A ética é a base da prática clínica e de saúde pública; é nosso dever incentivar e apoiar os usuários de tabaco/nicotina a se tornarem livres da nicotina.”, afirmou Cerci Neto, coordenador do evento.

Confira aqui a programação preliminar.

Serviço:

II FÓRUM SOBRE TABAGISMO DO CFM

TEMA CENTRAL: “ A Tragédia do Cigarro Eletrônico (CE) “

DATA: 27/02/2024

HORÁRIO: das 08h15 às 18h00.

LOCAL: Conselho Federal de Medicina