Vevila Junqueira O Conselho Federal de Medicina (CFM) prestou homenagem ao deputado federal Lelo Coimbra (PMDB-ES) na manhã desta quinta-feira (9), no segundo dia de atividades do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2008 (II ENCM 2008). A cerimônia de agradecimento foi motivada pela participação do deputado na discussão da revalidação de diplomas estrangeiros. Coimbra é autor de um relatório e parecer que rejeitam o projeto de decreto que pretende a aprovação do Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Cultural e Educacional entre Brasil e Cuba. Este Ajuste prevê o reconhecimento automático de títulos de Medicina expedidos em Cuba pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM) para estudantes brasileiros. O presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, reforçou que as entidades médicas defendem que todos os jovens e brasileiros merecem e têm o direito de retornar a sua casa. “E todos devem ter uma regra justa para exercer a profissão de maneira regular no Brasil. Esta terra é uma terra que acolhe, mas tem que acolher com sentimento de justiça e eqüidade”. Segundo Andrade, “Lelo Coimbra analisou de maneira exemplar o projeto que beneficiava apenas apadrinhados do Brasil”. Entre outros aspectos, o texto de Coimbra chama a atenção para o fato de esses estudantes ingressarem na ELAM por indicação de partidos políticos, movimentos sociais e entidades religiosas e diz que o retorno deles ao Brasil não pode ser revestido de caráter de pressão política que lhes conceda privilégios em detrimento dos outros 8 mil estudantes brasileiros de Medicina no exterior. O Conselho Federal de Medicina propõe que o processo de revalidação seja unificado, coordenado pelo Ministério de Educação. Atualmente, as universidades públicas que mantém cursos de Medicina são as responsáveis pelo processo e o realizam de maneira autônoma e individualizada. (fonte: CFM – 09.10.2008)