O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicará no início de 2024 o edital com as normas do processo seletivo para preenchimento de vagas do curso do Programa de Doutoramento em Bioética, fruto do convênio estabelecido entre a autarquia e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

“A excelência da formação e o constante aperfeiçoamento ao longo desses 16 anos de parceria tornou o programa muito disputado. Temos uma procura muito maior do que o número de vagas. Reitero que o processo seletivo será rigoroso, nos moldes da FMUP, com atenção estrita à impessoalidade”, José Hiran da Silva Gallo, presidente do CFM.

Em reunião da Comissão Permanente do Programa Doutoral em Bioética, realizada na quarta-feira (20), foram feitos os últimos ajustes do edital, que prevê 25 vagas. O programa é destinado a médicos e já formou 33 doutores. O curso tem a duração de três anos letivos e o próximo edital se refere a turma que terá início em junho de 2024.

De acordo com a organização, parte das aulas serão realizadas na sede da FMUP (Porto, Portugal) e o restante na sede do CFM, em Brasília (DF). Aulas à distância, por videoconferência, também podem ocorrer. O título de doutor só é alcançado por quem cumprir uma série de requisitos da FMUP no decorrer do curso, a exemplo da frequência mínima de 75%, publicação de artigos e defesa de tese. O CFM ainda esclarece que o aluno é responsável por todos os custos relativos ao curso.